NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

8 de março de 2010

Casa da Lama - Lodares





E.N. 106 - Lodares - Penafiel

A primitiva Casa da Lama foi construída no séc. XVII, na Lama Velha, um lameiro que fica a uns quinhentos metros da actual Casa da Lama. O actual edifício pode ser datado entre o século XVII e XVIII, edificada em 1777 pelo Dr. Manuel Joaquim Pinto Coelho e sua mulher Dona Joana Luísa de S. José Soares Moreira, então proprietários desta casa.
No lintel de uma janela de um dos quartos pode ver-se uma inscrição: 1717 e num muro da quinta encontram-se vários elementos arquitectónicos que faziam parte da primitiva residência, elementos que o actual proprietário tem feito aproveitamento.
O corpo principal, virado a Este, da casa da Lama é ladeado à esquerda pela capela, que lhe foi adossada posteriormente e por um “torreão rectangular,” à direita. No andar térreo podem ver-se quatro frestas molduradas com varões em ferro, na horizontal. A escadaria é de um só lanço.
No andar nobre, ao centro, deparámos com uma tripla portada moldurada, flanqueada por quatro janelas de sacada, duas de cada lado, todas molduradas que sobrepujam cachorrada. No torreão, no primeiro andar, uma janela de sacada, ladeada por duas janelas de peitoril, apresentando no segundo andar exactamente o mesmo ritmo e o mesmo número de janelas.
A Casa da Lama está situada junto à estrada nacional. Acede-se por um portal de ferro forjado que se localiza à esquerda da capela e por outros dois que se situam do lado direito. É um portal constituído por quatro colunas adossadas e encimadas por pináculos pontiagudos que datam de 1988. Os laterais estão mais baixos que os centrais, e a técnica utilizada foi a de silharia, de aparelho regular.

Sem comentários:

Enviar um comentário