NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

27 de março de 2010

Quinta S. Gens, Srª. da Hora

Estrada Exterior da Circunvalação - Srª. da Hora - Matosinhos
A Quinta de São Gens é uma velha quinta murada, próxima de um cabeço que na época da romanização terá funcionado de posto de vigia (ou "Viso"), e onde, na época medieval, terá sido erguido um pequeno templo em honra de São Gens. A Quinta de São Gens andou ligada durante séculos ao morgadio instituído em Ramalde, um pouco antes de 1542, por João Dias Leite. Terá sido durante a administração de D. Maria Leite (falecida em 1738), ou de seus filhos, que na Quinta de São Gens se realizaram as obras delineadas por Nicolau Nasoni, sendo notável a similitude com a Quinta de Ramalde, no Porto. Entre 1725 e 1738, surge então a casa senhorial da Quinta de São Gens, com seu corpo rectangular, um torreão central recuado, grande pátio fronteiro à casa, escadas exteriores, e passagem central sob o patamar das escadas, a dar acesso ao rés-do-chão. Na década de 1920, a casa sofreu um incêndio, vindo a ser remodelada por um rico emigrante retornado do Brasil que a comprou aos antigos proprietários. Foi então que lhe foi acrescentada um prolongamento para norte e que se ampliou o pátio para o mesmo lado, suprimindo as escadas exteriores e ajardinando o terreiro fronteiro com canteiros, palmeiras e arbustos, em obediência ao gosto então expandido entre nós pelos "brasileiros". Supõem-se que terá sido nessa altura que se transferiram as estátuas, tanque e bancos atribuídos a Nasoni. Na década de 1930, o ajardinamento do pátio foi, de novo, remodelado e plantado com fruteiras subsistem actualmente a estrutura básica da casa, o pátio murado com portão armoriado e janela mural artisticamente enquadrada, uma dezena de notáveis esculturas em granito, de salientar um conjunto de quatro intituladas "Primavera", "Estio", "Outono" e "Inverno". Subsistem ainda duas fontes, um cruzeiro, muros e um fonte de uma bica, à retaguarda da qual está, voltada para o centro do terraço, uma escultura representando uma quimera de mulher. Além destas obras, pode ainda ser admirado um tanque-lago enquadrado por quatro bancos de pedra que ocupa a posição central de um belo jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário