NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

7 de junho de 2014

Marco/Caixa de correio publica - Porto

Largo de S. João Novo, freguesia da Vitoria, Porto - Portugal

As suas origens são antigas, remontam a 1520, tempos em que a monarquia reinava em Portugal, e em que as deslocações eram feitas a pé, a cavalo ou de carruagem. resulta daí a imagem do cavaleiro montado num cavalo tocando a trombeta anunciando a chegada do correio, símbolo dos CTT.
As origens dos CTT remontam a época do Rei D. Manuel I em que criou o primeiro serviço de correio publico de Portugal, nomeando primeiro Correio Mor do reino hereditário a António Gomes de Elvas, de ascendência Cristã-nova, cargo extinto pela Rainha D. Maria I, em 1798.
os modernos CTT têm origem na fusão das Direcções-Gerais dos Correios e dos Telégrafos num único departamento, denominado Direcção-Geral dos Correios, Telégrafos e Faróis.
(retirado de texto da wikipedia)

2 comentários:

  1. "Portuense e convicto Benfiquista...", diz bem...! Estaria a mentir se dissesse antes "portuense convicto, e benfiquista...", mas é pena que assim seja, e que renegue as origens, e os pergaminhos, que afinal não possui, de, cidadão do Porto. Eu também sou portuense, e, para mim, portuense que se preze só pode ser um "convicto portista"...! Não podia ser de outra maneira...! Não me identifico nada com a moirama, mas gosto imenso de Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo, lamento o seu comentário dado que este blogue apenas serve a divulgação sobre elementos patrimoniais do distrito do Porto e não só.
    Estar a fazer comentários envolvendo o desporto e misturar convicções pessoais só reflecte a mente imprópria de cada pessoa. No meu caso nunca viu qualquer comentário neste blogue sob o tema do meu ou de outro clube, a não ser nos meus dados pessoais. Ter um clube não propicia ser do "Porto" segundo os seus julgamentos, mas sim uma crença pessoal, pois até podia ser do Boavista, do Salgueiros, etc... e não do Porto, como bem defende. Mais não digo e pena tenho que se tenha encoberto numa capa de anónimo. Como não desejo mal a ninguém, apenas lhe posso dizer, Bem Haja.

    ResponderEliminar