NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

22 de março de 2010

Casa do Areal - Baltar

Rua do Areal - Baltar - Paredes
Baltar, que durante a idade média pertenceu ao Concelho de Aguiar de Sousa, foi doado, por D. João I, com título de Honra, a João Rodrigues Pereira, que trocou esta Honra com seu primo, D. Nuno Álvares Pereira, em 1401, o qual, por sua vez o doou a sua filha e marido, os Condes de Barcelos, e primeiros Condes de Bragança.Com Foral próprio, Baltar tinha Câmara com dois Vereadores, Juiz Ordinário, Tribunal, Cadeia, Forca e Pelourinho.
Do Foral mandado passar por D. Manuel em 1515, podemos ler:
"Dom Manuel per graça de Deos Rey de Portugal e dos Algarves daaquem e dalem mar em Africa Sinhor da Guinee e Comquista e Navegaçam e Comercio Ethiopia, Arrabia, Perssia, e da India. A quantos esta Nossa Carta de Foral dado aa terraa de Baltar para sempre virê Fazemos saber que per bem das semtenças detreminações geraaes e espiçiaaes que foram dadas e feictas por Nós e com os do Nosso Cõsselho e leterados acerca dos Forays de Nossos Regnos e dos dereitos Reaães e trebutos (...) pagar. E asy pellas Imquiriçõoes (...) que os direitos Reaães tinham Achamos per Imquiriçoões do tombo que as Remdas e direitos Reaães se devem ahy recadar (...)”.
Até ao séc. XIX, pertenceu Baltar à Casa de Bragança e formou Concelho próprio que apenas durou três anos.
Mencione-se, a Casa do Areal, brasonada, de 1769 onde o Rei D. José esteve hospedado.

Sem comentários:

Enviar um comentário