NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

19 de março de 2010

Quinta de Chantre - Leça do Balio

Rua do Chantre - Leça do Balio - Matosinhos

A Quinta do Chantre fica situada na freguesia de Leça do Balio, em Matosinhos, justamente numa zona fronteira do concelho da Maia. Foi construída por vontade de D. Domingues Barbosa, cónego magistral da Sé do Porto, entre 1732 e 1736, para servir de local de repouso. A obra foi projectada por Nasoni.
A planta da casa é rectangular, apresentando no ângulo noroeste uma capela. A fachada do edifício, bem equilibrada, é dominada por um torreão central que ostenta a pedra dos Barbosa e Albuquerque. Localizada no centro da fachada desenrola-se uma elegante escadaria exterior, com acesso ao andar nobre, onde se abrem diversas janelas e varandas graníticas bem trabalhadas.
Destaca-se o portão em ferro da entrada principal da quinta, através do qual não só se pode admirar a fachada principal do edifício, mas também uma alameda de acesso e os jardins e motivos escultóricos circundantes, reforçando assim o estilo barroco paisagístico das obras de Nasoni.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta_do_Chantre








Sem comentários:

Enviar um comentário