NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

19 de março de 2010

Casa de San Thiago - Custóias

Rua de Candido dos Reis, 2223 - Custóias - Matosinhos
 
O brasão encontra-se colocado sobre o portal de entrada da casa e quinta de San Thiago. A casa é um bom exemplar das construções setecentistas e fazia parte integrante de uma grande quinta rural da época.
O seu brasão foi mandado colocar pela familia Lopes da Silva, conforme se pode constatar pelo exemplar da foto. É um brasão oval, partido, cujos apelidos seriam os Lopes e os Silva.
O timbre é um corvo com um ramo na boca, sobre um elmo tarado de perfil fechado.
Posteriormente esta quinta terá sido adquirida pela familia Pestana, muito conhecida na cidade do Porto e que se encontra sob propriedade de sua familia.
Na época do Cerco do Porto, (1832-1833), pernoitou por diversas vezes nesta casa o rei D. Miguel, cujas tropas absolutistas se encontravam nestas redondezas.

Sem comentários:

Enviar um comentário