NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

20 de março de 2010

Quinta de Castro - Vairão

Rua Monte de Vairão - Vairão - Vila do Conde
S. Salvador de Vairão tem origens remotas, como o comprovam a existência de vários documentos já no século X.
O mais antigo desses documentos é a carta de doação da Villa Valeriani e duas igrejas, de 974, feita pelo presbítero Romario e sua irmã Emilo ao mosteiro de Vairão, de onde se conclui a sua existência já neste período, e que o cenóbio era duplex e subordinado a uma abadessa, apontando-se para o século XII a sua transformação para cenóbio feminino beneditino.
Colhia os dízimos de várias paróquias, como Gião, Fornelo, Modivas, entre outras. O mosteiro de Vairão, com nove séculos de existência, encerrou as suas portas com a morte da última abadessa, em Dezembro de 1891.
O Castro do Boi (lugar de Crasto) foi uma importante fortificação na Idade Média tendo sido o castelo que dominava militarmente praticamente todo o sul do concelho de Vila do Conde.
A análise ceramológica do local permite no entanto perceber que foi um castro antes de ser castelo. Encontra-se muito destruído por pedreiras e por inúmeras construções na sua área.
Em termos arquitectónicos, para além da existência de inúmeras casas de quinta, destaca-se a Capela de S. João, imóvel de interesse público, revestida de azulejos policromos de padrão e com um retábulo de talha dourada, cuja época de construção se aponta para os séculos XIV / XV.
Ainda em Vairão estão instalados o Campus Agrário, os serviços da Direcção Geral da Agricultura de Entre Douto e Minho, bem como o Museu Agrícola de entre Douro e Minho, instituição galardoado pela UNESCO em 1991.
Vairão fez parte do concelho da Maia e foi integrada no concelho de Vila do Conde pela divisão administrativa de 1836.





Sem comentários:

Enviar um comentário