NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

18 de março de 2010

Placa de Rua - Porto

Largo do Viriato, freguesia de Miragaia, Porto - Portugal

Até ao ano de 1828 quando não existia ainda o largo do Virirato, a rua dos Fogueteiros (hoje de Azavedo de Albuquerque) e a Bandeirinha ligavam-se diretamente e à confluência de ambas, ia à rua das Carrancas (depois da Liberdade, e agora de Alberto Aires de Gouveia).
Grande parte do chão onde hoje se vê o largo do Viriato estava ocupada pela nobre que fora residência dos riquissímos Morais e Castros, negociantes que tinham por alcunha "os Carrancas".
Viveram ali antes de construírem o magnifico palácio que é hoje o Museu Soares dos Reis, depois de ter sido o paço real.
Aquela casa dos Morais e Castros foi, para a urbanização do local, demolida em 1841, e uma grande pedreira sobre que assentava desfeita entre 1841 e 1843, aproveitando a Câmara a pedra para as suas obras municipais. Isto rebaixou muito o terreno, e daí nasceu o largo do Viriato.

Sem comentários:

Enviar um comentário