NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

19 de março de 2010

Quinta da Corga I - Águas Santas

Portal de entrada da Rua da Corga (actual) - Águas Santas, Maia

Rua da Corga (foto antiga) - Águas Santas, Maia

A foto inicial não é uma pedra de armas, contudo terá sido adulterada para a inscrição do nome da quinta, em substituição do símbolo heráldico original.
Esta segunda foto foi retirada da Revista da Maia, Nova Série, Ano 2 - nº. 2 de julho/dezembro de 2017, que a autarquia reeditou e contém em PDF no seu site.
Felizmente ainda houve registo da peça original que prevalece e nos oferece a sua peça primitiva. Ou será que foi substituída e eventualmente guardada pelos seus proprietários.
Não se sabe pois não foi questionada aquando da visita e também por se desconhecer da sua existência. Esperemos que tenha sido preservada e que a actual seja apenas uma cópia representativa. 

Vista da entrada principal - Rua da Corga- Águas Santas, Maia

Nessa mesma revista refere a uma segunda pedra de armas existente na mesma quinta mas que infelizmente não foi possível visualizar e que brevemente introduziremos nesta página.

Da revista extrai-se o seguinte texto:

Brasão da Quinta da Corga - I
"Sobrepuja o portão principal da propriedade, à Rua Central da Corga, em Águas Santas.
No interior, ao fundo de amplo quinteiro, ergue-se o edifício de habitação, antigo, mas reconstruído ou ampliado no séc. XVIII, de que são características a ala alpendrada do lado sul, com escada.
Talhado em granito, compõe-se de escudo de campo plano, ponta redonda e rebordo superior em linhas "concavas". Sobre o escudo, uma banda oblíqua com três crescentes em baixo-relevo e um leão de cada lado esculpidos em relevo mésio.
O conjunto poderá ter a seguinte leitura heráldica: De (prata), uma banda de (azul) carregada de três crescentes de (ouro) e ladeada de dois leões de (púrpura), armados e lampassados de (vermelho).
Pela pesquisa realizada, de âmbito bibliográfico, tratar-se-á das armas adoptadas pelos Barbosa, família que genealógicamente parece remontar aos primórdios da nacionalidade. Oriunda de terras de Espanha, viria a instalar-se no distrito do Porto, em terras de Barbosa, algures próximo de Cete, no concelho de Paredes." - ZOQUETE, Afonso Eduardo Martins (dir. coord.), 1961, Armorial Lusitano, p. 81




Sem comentários:

Enviar um comentário