NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

8 de março de 2010

Imagem de Stº. Isidro - Mosteiro de Bustelo

Mosteiro de Bustelo - Penafiel
Antigo mosteiro beneditino, masculino, que se apresenta hoje como um importante monumento barroco, individualizando-se sobretudo pelo imponente aqueduto, pelos altares e cadeiral do coro, em talha, profusamente decorados.
A actual arquitectura dos edifícios que o compõem, profundamente alterados pelas várias remodelações dos séculos XVII e XVIII, não mostra quaisquer vestígios aparentes da sua medieva fundação, anterior a 1065.
No entanto, identificam-se vários elementos arquitectónicos coevos do primeiro templo, reaproveitados nos paramentos do muro do quintal contíguo à igreja.
É o caso de algumas aduelas com decoração enxaquetada em baixo relevo e fragmentos de impostas decoradas com toro e escócia, que confirmam a existência de um templo românico.

Sem comentários:

Enviar um comentário