NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

10 de julho de 2010

Número de porta - Porto

R. D. João IV - Porto

Você sabia: A numeração na cidade do Porto tem uma análise de orientação muito simples incluindo a definição da sua distancia, isto é, você pode determinar aonde fica o numero de porta em determinada rua e o comprimento desde o inicio dessa rua até à porta pretendida. A sua determinação faz-se sempre de sul para norte e/ou este para oeste. Por ex. - o nº1 da Av. da Boavista situa-se junto à Rua da Boavista e termina junto ao mar e a distancia da Avenida pode-se verificar pelo seu ultimo numero (mais ou menos), pois cada numero que se avance corresponde a 1 metro.

4 comentários:

  1. Bom dia! Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog, com interessantes imagens e informações. Vim aqui ter ao fazer buscas sobre a história dos números de polícia (numeração das portas) na cidade do Porto. Segundo informações que recebi não existem regulamentos sobre o assunto, sendo necessário percorrer as actas da Câmara Municipal do Porto, para os período desejados. Uma tarefa gigantesca. Caso tenha mais informações agradecia o contacto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro(a) JHA

      Obrigado pelo seu comentário, contudo não sou um especialista nesse tema nem em qualquer outro assunto. Como poderá se aperceber no meu blogue apenas pretendo identificar situações que tendem a desaparecer, para que no futuro haja pessoas que desenvolvam assuntos e que com as minhas indicações permitam desenvolver o seu trabalho.
      Sobre os números de porta da cidade do Porto apenas poderei dizer que quando andava a formar-me em engenharia me foi dito por um professor que a cidade do Porto tem uma "norma" ou método de numeração muito próprio e que muitas outras cidades se aproveitaram dessa metodologia.
      Pelo que me lembro é assim:
      a numeração em qualquer rua tem sempre o seu inicio de sul para norte e de poente para nascente.
      É uma curiosidade que nunca mais me esqueci e de facto assim é, pois bastará confirmar com um numero qualquer de porta que irá confirmar essa regra.
      Bem haja
      Manuel Cunha

      Eliminar
  2. Creio que há erros nalgumas informações sobre a numeração do Porto. Será de sul para norte e de nascente para poente, como exemplo a Av. da Boavista (começa na R. da Boavista e termina no Castelo do Queijo) e a 5 de Outubro (começa na Rotunda e acaba no Carvalhido).

    ResponderEliminar
  3. caro Joaquim Pinto, tem toda a razão. Já rectifiquei o texto base.
    De facto a leitura faz-se de sul para norte e de nascente para poente. Agradeço o seu cuidado, embora no texto de comentário anterior não me seja possível efectuar a rectificação. Grato

    ResponderEliminar