NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

13 de março de 2010

Casa e Quinta de Nª. Srª. do Carmo - Vila de Punhe

Rua da Estrada Real - Vila de Punhe - Viana do Castelo

A quinta onde se insere o conjunto edificado é constituída por várias construções, tais como, uma casa senhorial, de linhas que apontam para a nobreza agrícola do séc. XVI, considerada como a casa de caseiro de família abastada da época, da descendência de Capitão Pereira da Rocha, que ao longo do tempo por herança e seguidamente por várias transmissões de posses, foi adquirida por Ester Barreto Formigal, e que por seu falecimento terá legado a sua sobrinha e actual proprietária.
Integrada na mesma propriedade, adjacente a esta casa, encontra-se uma capela erigida em meados do séc. XVIII, que a pedido do referido proprietário obteve do Arcebispo de Braga, D. Gaspar de Bragança (1758-1789), a autorização para a sua edificação junto à sua quinta de Arcas, onde morava, em invocação de Nª. Srª. do Carmo da qual serviu de motivo para “...a especial devoção… na dita senhora...” de que “...pode servir a dita capela para a administração dos sacramentos e mais aumento divino...”, que sua quinta “...fica pela grande distância à igreja com dois ribeiros de permeio que no Inverno são difíceis de passar...” e pelo facto que “...os caminhos da igreja acumularem muitas lamas e águas...”.
Estas duas construções, casa e capela, caracterizada pela sua constituição sólida de estrutura em granito que é ladeada a nascente pelo portal principal, brasonado no seu pórtico no ponto central da padieira da entrada, encontra um terreiro que serve de acesso à casa.
A casa é de uma tipologia representativa da época e do contexto, com dois pisos, em planta que envolve um pátio interior e o andar térreo reservado às lojas, com as habituais funções de acolhimento de alfaias e adegas.
O seu interior, as paredes são estucados e pintados com elementos construtivos de granito visíveis e guarnições de madeira na zona de capela e altar. O pavimento no seu interior é em lajeado corrido de granito onde se salienta a sepultura ao centro, dos corpos do então proprietário, sepultado no ano de 1799, a que se juntou à sua já falecida esposa.

Sem comentários:

Enviar um comentário