NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

16 de abril de 2013

Brasão do 1º Visconde de Oliveira do Paço - Sobrado




Rua S. João de Sobrado, lugar do Paço, freguesia de Sobrado, Valongo

António Martins de Oliveira, foi o 1º Visconde de Oliveira do Paço, cuja mercê terá sido dada por D. Luís I, em 15 de maio de 1879.
Nascido em Sobrado, Valongo, na Casa do Paço, a 12/08/1838 e faleceu a 23/06/1889.
Desta figura pouco se sabe, sendo que lhe foi reconhecido pela sua filantropia de ter contribuído às suas custas com toda a construção do cemitério de Sobrado, donde era natural.
O cemitério confronta logo pela entrada principal com a capela que lhe foi erigida, criando o centralismo na sua pessoa.
Pela placa colocada no portão principal pode-se constatar duas fases, a construção do cemitério e a sua ampliação, tudo à custa deste benemérito.
Era considerado um "capitalista abonado e um perfeito cavalheiro", casou com Joaquina da Costa Ferreira (nasceu no Rio de Janeiro, 27/02/1843 e faleceu a no Porto, a 11/11/1887), no Brasil, em Candelária em 1859.
Teve duas filhas, Maria Ferreira de Oliveira (n-1860) e que terá casado com Manuel Ferreira Freitas Guimarães, e Amélia Ferreira de Oliveira (n-1862) que terá casado com Francisco Maria Dias da Costa.
Do primeiro casal resultou um herdeiro, Alberto de Oliveira Freitas Guimarães (n-1882) cujo título lhe derivou passando a 2º visconde de Oliveira do Paço. Este casou Maria Carolina da Silva Bello (n-1893) que não deixaram herdeiros.
Não tendo deixado descendência directa, coube a Álvaro de Oliveira Freitas Guimarães o direito ao titulo de 3º Visconde  de Oliveira do Paço (nascido em Sobrado a 15/06/1913 e faleceu a 05/05/1978, na cidade do Porto).
Este casou com Dona Isabel Maria da Conceição de Azevedo e Menezes Pinheiro Pereira de Bourbon (n-1905) da família dos senhores do Paço de Pinheiros, em Barcelos, também simbolizada pela sua forte personalidade, através da frontalidade e carácter,  princípios básicos e essenciais da aristocracia.
Infelizmente, a casa, edificada no ano de 1864, donde viveu encontra-se completamente esventrada sem qualquer recuperação. Está considerada património local, contudo não se vislumbra um milagre nem um mecenas que permita a sua recuperação.
Pelos apelidos lá colocados poder-se-à obter, através da imagem seguinte e retirado dum blogue de qualidade superior, miguelboto.blogspot.com, a seguinte descrição do mesmo:
Pedra de Armas em granito, de escudo Inglês, partido: 
I - Martins (de Deus): cortado: 1 - de purpura, com três flores-de-lis de ouro postas em roquete; e 2 - de negro, com duas faixas de ouro;
II - Oliveira (com alteração dos esmaltes): de prata, com uma oliveira de verde, frutada e arrancada de ouro;
Timbre: de coronel de Visconde; correias de purpura perfiladas de ouro. Tachoes de ouro.



6 comentários:

  1. bom dia,
    Pode, por favor, indicar-me a morada correta da casa do visconde?
    Obrigada
    A. Freitas

    ResponderEliminar
  2. caro A. Freitas, a casa que pretende localizar é conforme mencionada sob as fotos, isto é, na Rua de S. João de Sobrado, no lugar do Paço, em Sobrado. Acrescentarei que fica à direita, de quem vai da Valongo para Sobrado e fica numa recta, antes da antiga CIFA, perto do numero 555. É um casarão totalmente abandonado e que se vê uma extensão de muro em pedra e que tinha grades, entretanto roubadas.

    ResponderEliminar
  3. O 3º visconde de Oliveira do Paço é que foi casado com D. Isabel Maria da Conceição de Azevedo e Menezes Pinheiro Pereira de Bourbon. O 1º visconde foi casado com Joaquina da Costa Ferreira, sua prima, natural do Rio de Janeiro.

    ResponderEliminar
  4. É possível saber quem possui a propriedade?
    Ou pertence à Câmara?

    ResponderEliminar
  5. Caro Sr./Srª.
    A propriedade da casa desconheço-a, contudo sei que a parcela que pertenceu à ao Visconde, em frente à igreja de Campo foi comprada por um particular que a terá por testamento transmitida para a diocese, com gestão da paróquia e actualmente mereceu de um acordo/protocolo com a autarquia para área de lazer. Sobre a casa infelizmente nada sei.

    ResponderEliminar
  6. a casa de sobrado foi comprada em leilão pelo empresário dono da empresa MASILVA de Gandra- Paredes. Mas continua entregue ao abandono.

    ResponderEliminar