NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

10 de março de 2013

Brasão dos "Gonçalves", Museu Soares dos Reis - Porto





Pedra-de-Armas sem qualquer documentação que permita descrever algo sobre as suas origens. Contudo o brasão pode-se classificá-lo de "família" e com escudo Francês ou Quadrado.
O formato é Simples ou Pleno, de leitura: I - Gonçalves (de Antão Gonçalves). Apresenta como diferença: um besante de... em brica azul.O elmo é de grades tarado de perfil e sem paquife, conforme é visível na segunda foto, retirada da obra Pedra de Armas do Porto, de Armando Mattos.
Actualmente apenas existe o brasão, tendo sido mutilado o elmo e uma condecoração.
Também é bem visível a definição das cores pelo aparente tracejado em diagonal (representa a cor verde) e de azul, na brica.


2 comentários:

  1. Num estudo que empreendi é apresentado o titular deste brasão, a carta de armas e a casa onde estava colocado e de onde foi apeado. Mais tarde (2009) escrevi uma biografia sobre o seu titular que é uma personagem camiliana.(A.Conde)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela informação, contudo pedia-lhe que me fornecesse mais alguns dados sobre o nobilitado pois não consegui obter qualquer informação (nome, o que fazia, onde se situava a pedra,etc...) Grato

    ResponderEliminar