NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

16 de março de 2013

Brasão dos Morais Alão - Museu Soares dos Reis - Porto

Este brasão encontrava-se colocado no palacete, que serviu de apoio à Câmara Municipal do Porto, na antiga Praça Nova (actual Praça da Liberdade), e que foi pertença de Morais Alão - Amorim Gama Lobo.
É em granito, do séc. XVIII, estilo barroco, de heráldica de família, com escudo de fantasia.
O seu formato é esquartelado, com leitura de I - Amorim; II - Gama (de Vasco da Gama); III - Lobo; e IV - Magalhães;
Contempla um coronel de Nobreza e sob este um elmo de grades tarado de perfil.
É um pesado arranjo, estilizado da época, já da fase "decadente". O brasão terá as mesmas ligações à casa de Bonjóia, dado que contemplam as mesmas armas no brasão. O seu estado de conservação é de algum desgaste, embora mais aparente que o seu homónimo de Bonjóia.
Apresenta-se um extracto da obra de Germano Silva, em "Porto, nos recantos do passado", onde descreve a existência desse palacete do seguinte modo: " (...) Em 21 de Agosto de 1819, a Câmara instalou-se oficialmente na sua nova sede. E não tardou a ocupar outro edifício contiguo ao primeiro, situado a poente, que comprara a Dª. Maria da Natividade Guedes de Portugal e Meneses, ao tempo residente em Coimbra. E assim se instalou a Câmara do Porto na antiga Praça Nova das Hortas, onde saiu quase um século depois."

Sem comentários:

Enviar um comentário