NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

15 de julho de 2012

Exposição em Paredes - "Paredes através da história"


Caros amigos, bloguistas e a todos que consultam este blogue

Convido toda a gente a visitar outra amostra fotográfica do Concelho de Paredes, sendo mais diversificada, por expor as 24 freguesias do concelho, e menos densa que a anterior apresentada em Baltar. Com as festas da cidade aproveitem para visitar e relembrar alguns episódios, acontecimentos e aspectos da vida mundana das épocas dos nossos pais e avós. Aproveitem, vale sempre a pena....

Aproveito para expor algumas referencias de documento camarário sobre a exposição:

Edifício da Câmara Municipal acolhe, entre os próximos dias 14 a 31 de julho, exposição de fotografia que retrata a história, os costumes e as tradições das 24 freguesias do concelho
Mostra inclui ainda um importante conjunto de documentos históricos, como a Carta Régia da Elevação de Paredes a Vila, assinada pela Rainha D. Maria II em 1844 ou a Monografia de Paredes escrita por José do Barreiro em 1922
A Câmara Municipal de Paredes promove, entre os dias 14 a 31 de julho, uma exposição de fotografia intitulada “Paredes através da história”.
O objetivo desta iniciativa, que reúne cerca de 450 fotografias pertencentes ao arquivo municipal da Câmara, juntas de freguesia e particulares, é percorrer a história, os costumes e as tradições de cada uma das 24 freguesias do concelho, desde o início do século XVIII à atualidade.
O trabalho de recolha e pesquisa de imagens implicou quase meio ano de trabalho, mas o resultado é a maior exposição de fotografia alguma vez realizada no concelho, com testemunhos únicos da história de Paredes ao longo dos últimos três séculos.
Além deste valioso arquivo fotográfico, a exposição será enriquecida com alguns dos mais importantes e históricos documentos do arquivo municipal da autarquia, como a Carta Régia da Elevação de Paredes a Vila, assinada pela Rainha D. Maria II em 1844, o Livro de Registo de Testamentos do Concelho de Paredes de 1837, a Ata da 1a Sessão de Câmara realizada a 15 de fevereiro de 1837 ou a Monografia de Paredes escrita por José do Barreiro em 1922.
Fazem ainda parte deste extenso arquivo histórico o Foral de Baltar (1515), o Livro de Depósito das Sizas dos Bens de Raiz do Concelho de Aguiar de Sousa (1825), álbuns fotográficos do século XIX e o registo da inauguração do Palácio de Justiça de Paredes (1986).
Nesta original abertura do arquivo municipal à sociedade, estarão, igualmente, expostos alguns dos mais valiosos objectos da colecção particular de Manuel Cunha, como uma ponta de lança do período do “Bronze Final”, uma espada do século XVII ou uma caderneta militar de 1917.
A abertura da exposição acontece no próximo sábado, dia 14 de julho, pelas 16h00, e conta com a participação especial do Grupo Cultural e Artesanal “As Lavradeiras da Cidade de Lordelo”.


1 comentário:

  1. Fernando J Sousa Machado Teixeira de Sousa16 de julho de 2012 às 10:21

    Estive no sabado a ver a exposição e gostei bastante apesar de alguns lapsos conjunturais.
    Pelas freguesias do concelho foi possivel recordar um vasto patrimonio muito valioso e que urge perservar.
    Das freguesias visitadas destaco Mouriz que me acolheu desde pequeno e a citação ás casas da Quebrada e Outeiro de Alem das quais sou digno descendente.
    Fiquei a conhecer belas casas noutras freguesias do concelho que figuram na exposição.

    ResponderEliminar