NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

11 de julho de 2012

Os "Cunha Pimentel" - Porto


Gaveto do Largo de S. Domingos, nº 73 com a Rua das Flores, nº 2, Sé, Porto - Portugal

Em tempos recuados a rua das Flores foi uma das preferidas pela gente no passado, pois numerosas são as residências que a documentam, algumas com as vistosas pedras de armas.
Por conhecimento, já em 1523, o Cabido da Sé do Porto aforou os chãos a Francisco Dias e sua mulher Grácia Lopes, assim como a João Ames e sua mulher Isabel Brás, que ali construiram umas casas.
Em meados do séc. XVI, pertenciam a Francisco Pereira de Miranda, capitão de Chaúl. Em 1699, uma neta do irmão daquele, D. Maria Luisa Pereira de Menezes e o seu filho D. Jorge Henriques Pereira, 8º senhor das Alcaçovas, venderam as casas a Jerónimo da Cunha Pimentel, da casa da Calçada (em Provesende). Pela morte de seus filhos, tornou-se herdeiro o irmão, Luis da Cunha Pimentel, que mandou colocar a pedra de armas no cunhal da fachada - um precioso brasão, do período nasoniano, onde se encontram esculpidas as armas da familia.
Em 1867, o seu bisneto, Jerónimo da Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos, mandou reedificar a casa, encarregando-se da obra o mestre-pedreiro António Fernandes.
Em 1904, aqui nasceu o poeta Pedro da Cunha Pimentel Homem de Mello, tendo entretando a casa sido vendida no ano de 1918.
Actualmente é pertença da Santa Casa da Misericórdia do Porto, desde 1998.
O brasão, de heraldica de família, partido, com I - Cunha e II - Pimentel, e o elmo com paquife e timbre de Cunha.

Sem comentários:

Enviar um comentário