NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

13 de agosto de 2013

Brasão sobre lareira em interior de habitação, Penafiel


Av. Zeferino Oliveira, nº 1, Penafiel - Portugal

Brasão singular, em madeira, colocado sobre lareira em interior de casa antiga. Este brasão é idêntico, com mesmos apelidos, que o aplicado na fachada em azulejo e de família não identificada.
Tem igualmente um portal em granito, simples  e caracteriza-se pela singeleza da época, provavelmente finais do séc. XIX.
O edifício foi recentemente utilizado pela Associação Florestal do Vale de Sousa tendo entretanto mudado as suas instalações daquela casa para outro local, desconhecendo-se a sua actual utilização.

O brasão assenta sobre lareira da casa e apresenta o seguinte descritivo:
forma: francês ou quadrado
leitura: partido
I - Queirós ou Ramalho
II - Madureira
Elmo tarado à direita, com paquife com plumas
Timbre de Queirós ou Ramalho
O escudo é envolvido em motivos decorativos e condecorações

2 comentários:

  1. Caro Manuel, não será a segunda pala Madureira?
    Os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar
  2. Muito Obrigado pela dica. De facto tive dificuldade na análise e não encontrava a resposta exacta. De facto consultei a obra Armaria Portuguesa, de Anselmo Braamcamp Freire, e lá está a resposta que me aconselhou.
    Muito grato, mais uma vez

    ResponderEliminar