NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

25 de agosto de 2013

Brasão em arca tumular - Porto


Claustros da Sé, freguesia da Sé, Porto - Portugal

Esta peça encontra-se guardada (em exposição) na Sé, numa área visitável ao interior dos seus claustros.
Quase nada se sabe sobre este túmulo, sendo certo, ter pertencido a um nobre, pela representação dos dois brasões de família envolvendo o centro com uma representação alusiva à morte.
Recentemente assisti a uma "aula" de história, apresentada pelo Sr. Dr. Prof. José Manuel Tedim, que pela ligeireza das suas palavras, simples e cativante, expôs variadíssimos períodos da evolução histórica da Sé, quer a nível dos diversos períodos temporais da sua construção, dos conceitos, hábitos e costumes religiosos.
Mais tempo houvesse para continuar a ouvi-lo (espero que haja mais sessões).
Parabéns a todos aqueles que se dedicam com alma e coração e a quem preservam com gosto e esmero à arte, história e cultura patrimonial.
Minha leitura dos brasões -
Escudo: Português ou boleado (ambos)
Formato: Pleno ou Simples (ambos)
Leitura:
1º Pimenta
2º Cabral ou Cabreira
Desconhece-se a origem familiar e não há certezas da época, entendo que a arca tumular será do séc. XIII ou XIV.

2 comentários:

  1. Este túmulo e as armas representadas sempre me intrigaram. NA realidade deve ser datado de finais do século XIV e ter as armas dos Pimenteis e Resende, que se tinham unido por esta altura. Pelo menos foi a conclusão a que cheguei e que deu origem ao artigo "Ffeguras e Sinaes I - As armas dos Pimenteis" na revista Lusofona de Genealogia e Heráldica Nº 3.

    Cumprimentos e parabéns pelo blog, que gosto tenho seguido,
    Tiago Sousa Mendes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro Tiago S. Mendes
      Admito que o seu comentário esteja correto, incluindo o artigo da revista que menciona. De facto não sou historiador e apenas lhe deixaria esta observação. Quer os Pimenteis, quer os Pimentas têm o esquartelado invertido. No primeiro em I e IV, de ouro, com 3 faixas de vermelho e em II e III, de verde com cinco (?) vieiras de prata; no segundo e que defendo teria em I e IV - faxado e contrafaxado de prata e vermelho e em II e III, de azul, com 3 vieiras de ouro e que condiz com o numero de peças deste escudo. Quanto ao Resende ou Cabral, de facto aceito a sua sugestão, por diferem apenas nas cores usadas. Grato pelas suas observaçoes e comentários e Bem.Haja

      Eliminar