NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

27 de janeiro de 2013

Brasão dos "Mendonça" - Museu Soares dos Reis

Esta Pedra de Armas encontra-se em bom estado de conservação embora se desconheça a sua origem.
Dos poucos elementos recolhidos constata-se que será do séc. XVIII e o seu escudo é português ou boleado, com bico no seu extremo.
Tem formato simples ou pleno e a sua Leitura é: I - Mendoça e apresenta sobre seu escudo uma coroa de nobreza com partes mutiladas.
Armando Mattos, conceituado historiador, define-a como uma notável obra de canteiro e uma boa expressão da arte da sua época.

1 comentário:

  1. pelo que sempre ouvi, as inscrições "Ave Maria" seriam gravadas nas armas das famílias "brasileiras", desconfio que será essa a origem da pedro. provavelmente a coroa identifica algum título desses tempos da monarquia no Brasil :-) mas é mesmo uma obra linda - mt obrigado - Pedro Mendonça

    ResponderEliminar