NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

5 de junho de 2012

Quinta de Bernaldo - Gondalães


Rua de Faiar, Gondalães, Paredes - Portugal
Portal Barroco onde está incrustado um brasão no tímpano da empena, rematada num frontão em estilo mistilíneo coroado por pináculos que se desconhece a sua definição.
Esta Quinta pertenceu ao padre António Belmiro de Magalhães e sendo proprietário actual o Sr. Mário Gonçalves, de quem seu avô terá adquirido a referida quinta.
O brasão é de fantasia com uma definição heráldica de difícil análise, pois verifica-se que se encontra partido e no seu II quadrante está esquartelado com 4 nomes de família. Já no I quadrante parece-me também partido de dois nomes(?). Quais as suas origens? Agradeço que me ajudem.

Recentemente recebi indicações sobre o brasão, que foi: no 1º Sanches, no 2º esquartelado de Moreiras, Paivas, Andrades e Pereiras. Agradeço à pessoa que me respondeu com a prontidão possivel às minhas duvidas, continuando contudo na esperança de que caso haja mais informações novas ou até contraditórias sobre este simbolo, que me sejam enviadas.
Obrigado

Posteriormente a estes comentários defini o escudo da seguinte forma, pois a pedra de armas assenta sobre portal de granito com a seguinte descrição:

forma - de fantasia
leitura - partido, com II esquartelado
I - Sanches (de Castela)
II - esquartelado, em que:
I - Moreira
II - Paiva
III - Andrade
IV - Pereira
Escudo assente em cartilha decorativa

Sem comentários:

Enviar um comentário