NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

9 de junho de 2012

Placa de rua - Porto

Rua de Atafona, Miragaia, Porto - Portugal
Segundo a história da cidade do Porto, a rua da Atafona é um toponímico de origem Arménia, na freguesia de Miragaia e vem da memória em que estes fugitivos Arménios se acolheram na cidade do Porto no séc. XV, onde existe ali ao lado uma outra com a desiganção de rua da Arménia.

Por outro lado a definição da palavra "atafona" é um engenho de moagem de vários produtos, desde cereal, azeitona passando por produtos destinados à tintagem de tecidos. Era de tração animal, e, consistia em dois ou mais cones de pedra (moventes), presos a um eixo, que assentavam numa laje de pedra (dormente), entre estes era deitado o material e moer... muito semelhante ao engenho das noras, pelo eixo e tração animal...

Sem comentários:

Enviar um comentário