NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

24 de março de 2012

Fonte do Ribeirinho - Porto


Rua Barão de Nova Sintra, Bonfim, Porto - Portugal

"Construída (ano de 1790) na confluência das actuais ruas de Cedofeita e da Boavista para aproveitamento da água de um pequeno ribeiro ali existente, daí o nome fonte do Ribeirinho. O nome alternativo de fonte dos Ablativos deve-se à inscrição nela existente conter 12 ablativos".
À rua, lhe foi dado o nome, e ao seu palacete (Barão de Nova Sintra) se encontra sedeado os Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento.
A este belo edificio e aos seus excelentes jardins, praticamente desapareceram ou se encontram adulterados da sua origem, contudo temos de elogiar a exposição dos diversos fontanários e fontes que existiram pela cidade do Porto, atitude que bem dignifica a edilidade em perpetuar o de mais belo património existentes nos ultimos séculos nesta cidade.
Apresentaremos nas proximas apresentações ainda mais elementos graniticos lá existentes e que merecem uma visita.

1 comentário:

  1. eu achei muito bom voces estao de parabens muito bom mesmo thau

    ResponderEliminar