NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

15 de março de 2012

Brasão armoriado não identificado, Porto

Prespectiva do local
 Antes
Depois
Cemitério da Lapa, Cedofeita, Porto - Portugal
Este brasão encontra-se no cemitério da Lapa, não tendo sido possivel, até à data, reconhecer a origem familiar. Contudo foi colocado para demonstrar aos colegas da minha esposa de que de facto me desloquei ao local para limpá-lo conforme se pode ver pelo sua comparação.
Julgo que agora já está mais visivel e adequado para o objectivo que o levaram a lá colocar.

acrescento comentário enviado por Manuel Lima, que merece a leitura e permite acrescentar mais informação sobre esta peça, da qual agradeço publicamente pelo cuidado que teve.

"No lugar de Esteiró, freguesia de Vilarelho, em Caminha, situa-se a Casa de Esteiró. Na parede do edifício, virada ao jardim, encontra-se um brasão, em granito, possivelmente do séc XX, que apresenta os mesmos apelidos que esse da Lapa (I e IV – Moreira; II – Correia e III – Ribeiro. Timbre de Moreira). 
A Casa possui uma mata formada por árvores de diferentes qualidades criada pelo Visconde de Negrelos, que a vendeu, no final do séc. XIX a D. Mariana Isabel Correa de Lima Barreto, sogra que foi do 1.º Visconde de Guilhomil, nascida a 8/01/1840, no Porto e falecida na Foz do Douro a 27/06/1923. Era filha de Manuel Urbano de Lima Barreto e de Isabel Júlia Correia Moreira Ribeiro, vindo a casar com João Correia Moreira Ribeiro Pinto Coelho Brandão. Tiveram uma filha, Mariana Teodora Correia Moreira de Lima Barreto que veio a casar com o 1.º Visconde de Guilhomil e da qual provém os apelidos mencionados no brasão.
A Casa e a mata pertencem hoje a José Manuel Peixoto de Vilas Boas de Vasconcelos e Faria, embaixador de Portugal, provinda da Viscondessa de Guilhomil D. Mariana Teodora Correia Moreira."

Obrigado

3 comentários:


  1. No lugar de Esteiró, freguesia de Vilarelho, em Caminha, situa-se a Casa de Esteiró. Na parede do edifício, virada ao jardim, encontra-se um brasão, em granito, possivelmente do séc XX, que apresenta os mesmos apelidos que esse da Lapa (I e IV – Moreira; II – Correia e III – Ribeiro. Timbre de Moreira).
    A Casa possui uma mata formada por árvores de diferentes qualidades criada pelo Visconde de Negrelos, que a vendeu, no final do séc. XIX a D. Mariana Isabel Correa de Lima Barreto, sogra que foi do 1º Visconde de Guilhomil, nascida a 8/01/1840, no Porto e falecida na Foz do Douro a 27/06/1923. Era filha de Manuel Urbano de Lima Barreto e de Isabel Júlia Correia Moreira Ribeiro, vindo a casar com João Correia Moreira Ribeiro Pinto Coelho Brandão. Tiveram uma filha, Mariana Teodora Correia Moreira de Lima Barreto que veio a casar com o 1º visconde de Guilhomil e da qual provém os apelidos mencionados no brasão.
    A Casa e a mata pertencem hoje a José Manuel Peixoto de Vilas Boas de Vasconcelos e Faria, embaixador de Portugal, provinda da Viscondessa de Guilhomil D. Mariana Teodora Correia Moreira.
    Não sei se o ajuda.
    Manuel Lima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro Senhor

      Qualquer noticia que possa ligar ás peças apresentadas ser-me-ão gratificantes, pois permitem acrescentar algo mais.
      Grato pela informação.

      Eliminar
  2. Tenho muito orgulho na minha família e antepassados , e sempre bom poder ler mais a fundo sobre os seus feitos e ligações a nossa historia...

    ResponderEliminar