NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

16 de janeiro de 2012

Sepulturas medievais - Bitarães


Rua da Igreja de Bitarães, Bitarães, Paredes - Portugal

Encontram-se expostas 2 peças medievais em redor da Igreja Matriz de S. Tomé, em Bitarães. Esta é uma delas onde se vislumbra o recorte na pedra de granito, com a silhueta de um corpo humano para ser sepultado no seu interior.

3 comentários:

  1. porque que bitaraes se chama bitaraes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Segundo Pinho Leal e José Augusto Vieira, Bitarães é palavra de origem árabe. Vem de Beitarin, que significa ferradores, por certo a uma alusão ao domínio muçulmano em Portugal.
      Mas outras teses contradizem a primeira. Os "Vestígios da Língua Arábica em Portugal" afirmam que o topónimo provém de Beitarin, sim, mas que o verbo significa exercer a alveitaria, ou seja, a arte veterinária.» (in "Paredes - Jóia do Sousa...", do Dr. Ricardo Pinto, Anégia Editores, 1996, pág. 92)
      Por curiosidade, posso referir que nas Inquirições Gerais de 1258 de D. Afonso III, a freguesia (ou melhor, a paróquia) era referida como S. Tomé de Pitarães («Hic incipit inquisitio Sancti Thome de Pitaraes»), mas já existia um lugar chamado Bitarães («Et in alio loco qui dicitur Bitaraes»).

      Eliminar
  2. Caro amigo,
    Não sou grande perito em História, mas simplesmente um curioso por estas coisas que tendem a desaparecer. Contudo, na monografia de Paredes, da Obra de José de Barreiros, de 1922, na sua etimologia define que Bitarães e´uma palavra árabe Beitarin, que significa - os ferradores e deriva do verbo beitara - ferrar, de acordo com o "Portugal Antigo e Moderno e o Minho Pitoresco".
    Para o Dr. Pedro Ferreira, na Tentativa Etimológica, diz que Bitarães vem de Viturães e que vem de Victorianis, diminutivo de Victor, antigo nome pessoal.
    Abraço e obrigado

    ResponderEliminar