NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

22 de janeiro de 2012

Brasão da Casa da Agrela, Duas Igrejas

Rua da Agrela, Duas Igrejas, Paredes - Portugal

O brasão desta fotografia por ter um formato em paralelograma perfeito, com os quatro lados iguais, é designado de Lisonja. Na heráldica portuguesa e da maioria dos países europeus é o formato de escudo privativo das senhoras que não sejam titulares ou chefes de família.
Não tenho conhecimento da existência de outro brasão familiar feminino no País e por isso entendo ser importante transmitir e expor um simbolo tão raro.
Embora este brasão se insira na frontaria da casa, existe um outro, noutra entrada lateral, com outra titularidade.
Do que há memória a casa e quinta pertenceu ao Capitão António José Ribeiro Leal, natural do Porto, tendo casado com Joana Aurélia da Silva,
Esta Quinta da Agrela, com solar brasonado e capela, ainda existentes, foi herança do primeiro matrimónio do Capitão António José Ribeiro Leal com a senhora Dona Miquelina de Sousa Coelho de Barbosa, filha do Capitão Domingos de Sousa Rodrigues e de Dona Maria Clara Rosa Coelho de Barros e Barbosa.
Provavelmente a sua titularidade vem da linhagem feminina, dos antepassados dos Coelho Barbosa, no 2º quadrante - os Coelho e 4º quadrante - os Barbosa, conforme se comprova.
Verifica-se que no 1º e 3º quadrante (parte esquerda de quem vê) se encontra sem qualquer simbolo familiar, significa que a representante seria solteira e que seria o local que adaptaria o nome de seu esposo. Já na parte direita de quem visualiza, representam os nomes dos seus pais.

Em 5/1/2014, através do facebook, Francisco Gama, acrescenta o seguinte.

" Esta casa pertenceu a Miquelina Coelho Barbosa, natural de Deus Igrejas. Casou com o capitão António José Ribeiro, natural da freguesia da Vitória, Porto, faleceu a 22/01/1856 em Duas Igrejas, filho de António José Ribeiro Leal e de sua mulher Ana Joaquina S. Boaventura, moradores na rua de Trás, freguesia da Vitória. Tiveram pelo menos uma filha Francisca Carolina Leal que casou com um Narciso José Moreira Lopes. Não sei se este casal foi dono da casa. Sei que o dito capitão casou e 2ª núpcias com Joana Aurélia da Silva, natural da freguesia de Santo Ildefonso, faleceu a 25/05/1883 em Duas Igrejas, filha de Estevão António da Silva e de sua mulher Mariana Felizarda da Costa, moradores na rua do Almada, Porto".
Agradeço as informações prestadas, pois ajudam a incluir mais informação a estas casas e brasões.

Sem comentários:

Enviar um comentário