NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

5 de março de 2011

Colégio de Nª. Srª. da Esperança - Porto

Av. Rodrigues de Freitas, nº 349, Porto - Portugal
Este estabelecimento de ensino tem já uma história centenária, a sua construção iniciou-se em 1724, com verbas deixadas em testamento pelo Reverendo Manuel de Passos Castro. Começou por ser um local destinado ao ensino e recolhimento de órfãs, daí o seu nome primitivo, Recolhimento de Meninas Órfãs de Nossa Senhora da Esperança. Em 1731 entraram para o Recolhimento as primeiras 20 meninas. Além do ensino da leitura, escrita e da aritmética, havia as disciplinas de lavores, desenho, música, canto coral, religião e moral. Com o decorrer dos anos, o estabelecimento de ensino foi-se abrindo a alunas que o escolhiam como local de ensino.
Para fazermos uma ideia do que era essa pedagogia, bastar-nos-à lembrar a grande semelhança que, não obstante decorridos mais de 200 anos, se nota entre a pedagogia adoptada e a que, modernamente, se vem apontando e aplicando como o que de melhor corresponde aos interesses das educandas e até dos mestres.
Actualmente, o Colégio tem vindo a crescer. Possuindo vários níveis de ensino, tais como Creche, Pré-escolar, Básico e Secundário (com cursos Cientifico-Humanisticos, nomeadamente os Cursos de Ciências e Tecnologias, Ciências Sociais e Humanas e Ciências Sócio-Económicas). Prevê-se que brevemente seja possível abrir os Cursos Tecnológicos. (http://www.scmp.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=1014)

Sem comentários:

Enviar um comentário