NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

19 de janeiro de 2020

Quinta da Corga II - Águas Santas


Rua da Corga (foto antiga) - Águas Santas, Maia

Esta segunda foto foi retirada da Revista da Maia, Nova Série, Ano 2 - nº. 2 de julho/dezembro de 2017, que a autarquia reeditou e contém em PDF no seu site.
Nessa mesma revista refere a uma segunda pedra de armas existente na mesma quinta que se sobrepujava sobre o portal de entrada da quinta, mas que actualmente ou foi substituída ou adulterada.
Vista da entrada principal - Rua da Corga- Águas Santas, Maia


Da revista extrai-se o seguinte texto:

Brasão da Quinta da Corga - II
"Talhado em granito local, encontra-se embutido na fachada principal do edifício anteriormente referido (no interior, ao fundo de amplo quinteiro, ergue-se o edifício de habitação, antigo, mas reconstruído ou ampliado no século XVIII, de que são características a ala alpendrada do lado sul, com escada). Escudo de contorno algo sui generis. Campo dividido em quatro partes por uma nervura que se salienta ligeiramente, percorrendo-o horizontal e verticalmente para se intersectar no centro, em ângulo recto. cada uma dessas partes (quartéis) é rebaixada a partir da nervura vertical, deixando emergir as formas algo grosseiras de duas flores-de-lis e de dois leões em posição pouco definida. Assente num ornato que sugere uma tarja, o escudo é encimado por uma coroa aberta, indefinida nos seus remates, do interior da qual parece sair umgorjal que cobre o bordo superior do escudo, este ladeado de elementos de sinuoso, sugerindo o paquife que não chega a ser.
A leitura heráldica poderá ser esta: Esquartelado, o primeiro e quarto de (?), uma flor-de-lis de (?) virada à destra; o segundo e o terceiro de (?9, um leão de (?). Coronel de nobreza.
Como em outros casos, não é possivel, por agora, ir-se mais além. Tarta-se de armas compostas, com certeza, podendo um dos ramos relacionar-se com as dos Barbosa."

Sem comentários:

Enviar um comentário