NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

19 de novembro de 2017

Pereira Lago - Penafiel

Pedra de Armas do palacete dos Pereira Lago

Pedra de Armas inserida no frontão triangular da fachada de um antigo Palacete, setecentista, dos Pereira Lago, situado na Rua do Paço, no centro de Penafiel e recentemente transformado em Museu Municipal.

Descrição da Pedra de Armas:
Constituído em granito, de escudo de fantasia e partido de I - Pereira e II - Lago. Contém sobre o mesmo um coronel de nobreza e revestido sob uma cartela neo-clássica com ornatos vegetalistas e festões, do estilo de D. Maria I, dos finais do séc. XVII..

foto retirada de verdadeiroolhar.pt

O edifício localiza-se na zona histórica local, considerada a área central da cidade onde ainda se preservam na sua envolvente alguns edifícios com características construtivas interessantes com marcas antigas, onde o principal símbolo se reflecte pela Igreja Matriz, setecentista e recentemente restaurada.
Actualmente encontra-se instalado no palacete dos Pereira Lago, o Museu Municipal que beneficia  agora de uma ampla área de exposição e serviços que permite acolher visitantes e utentes com qualidade.
O visitante poderá desfrutar neste espaço museológico das cinco salas temáticas da Exposição Permanente dedicadas à Identidade, ao Território, à Arqueologia, aos Ofícios e à Terra e Água, onde se privilegiou um discurso expositivo claro e moderno, apoiado em diferentes níveis de informação destinados a diversos públicos, e com recurso a numerosos e inovadores suportes multimédia, onde a interacção, a pedagogia e o divertimento são a linha de força.
Enquanto museu polinucleado, dispõe actualmente de 4 extensões: o Castro de Monte Mozinho, o Moinho da Ponte de Novelas, o Engenho de Sebolido e a Aldeia de Quintadona. Nos quatro núcleos, bem como no centro histórico da cidade de Penafiel e em diversos circuitos patrimoniais do concelho, o Museu faz visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia.

fontes retiradas:
http://www.patrimoniocultural.gov.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário