NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

22 de outubro de 2016

Brasão dos Brandões, Irivo - Penafiel




Rua dos Candaidos, CM 1249, lugar de Coreixas - freguesia de Irivo, Penafiel

Pedra de Armas colocado no portal situado em gaveto de dois arruamentos, com entrada para um vasto terreno de mata e que estará associado à Torre de Coreixas, casa senhorial de origem medieval e que se encontra muito perto desta construção granítica e brasonada.
Apresenta uma Pedra de Armas dos Brandões no seu frontão encimada com coroa real e num escudo de fantasia envolto em decoração floral barroca.
No Arquivo Histórico do Porto poderá encontrar a escritura de dote da Quinta de Coreixas por parte de D. Nuno Álvares e sua esposa Maria Domingues, que dão a Diogo Brandão a sua quinta de Coreixas, situada na freguesia de Stª. Maria de Coreixas, julgado de Penafiel, como dote que este contraiu com Isabel Nunes, filha do casal.
Arquivo Histórico
Documento/Processo: 1505/04/24
Cota: PERG-646
Identificador: 561507
Cód. Parcial: 21

Sem comentários:

Enviar um comentário