NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

27 de setembro de 2015

Jazigo de D. Soutomaior e Santiago - cemitério de Agramonte - Porto

 Anos 40
Conjunto de 2 brasões referentes a D. Carlos Maria Sottomayor e Ávila (1867-1940) e de Dona Maria José de Santiago de Carvalho Leite Rebelo da Gama (1883-1927) colocado em jazigo no cemitério de Agramonte, na cidade do Porto.
Ambos em granito com escudos Clássico ou Ogival.
A leitura de:
1º - I de Soutomaior
2º - Partido, I- Santiago e II - Carvalho
Coronel: de Conde (desproporcionado, de modo a abranger os dois brasões)

Foto actual - 2014
A erosão do tempo fez praticamente desaparecer a simbologia heráldica em cada um dos brasões, não permitindo vislumbrar as marcas de família, apenas a forma do escudo e o seu coronel.

jazigo em Agramonte

2 comentários:

  1. A corôa ser de conde, não significa necessariamente o titular do brasão Ser conde, pode ser unicamente de alguém que é (ou pretende ser) descendente por varonia de um conde. No caso concreto a pessoa em causa, Dom Carlos de Sottomayor, meu bisavô, não era conde.

    ResponderEliminar
  2. Caro Sr., agradeço o seu comentário, contudo na heráldica o significado da coroa é de Conde e em regra uma PdA terá sido nobilitada por carta de armas. Assim sendo estas pedras de armas terão sido à revelia das normas. Farei a correção no titulo do post. Grato

    ResponderEliminar