NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

3 de maio de 2015

Quinta da Carcereira - Porto

Pedra de Armas apeada do desaparecido portal, que se encontra-se no jardim interior da actual Casa de Saúde da Boavista. Era a antiga Quinta da Carcereira, situada na rua da Carcereira, actual Rua Pedro Hispano com a rua do Monte de Ramalde, na freguesia de Ramalde.

Descrição do Brasão
Classificação: Heráldica de Família
Escudo: Francês ou quadrado
Formato: Esquartelado
Leitura:
I e IV: Carneiro
II - Araújo
III - Vasconcelos
Timbre: de Carneiro, um carneiro do escudo
Elmo: de perfil com paquife
Diferença: uma brica carregada com farpão

Esta peça desenhada encontra-se inserida na obra da Gouveia Portuense, Portas e Casas Brasonadas do Porto e seu Termo, Porto: 1945, pág.68

Aquando da sua existência era descrita como: "Era a Carcereira ainda não há muito uma daquelas artérias - velho caminho arrebaldino - que, unindo o lugar da Travagem àquele outro do Carvalhido não passava duma quasi vereda. Hoje mais espaçosa, perdeu o atractivo caminho de aldeia e conjuntamente alguns motivos que a emolduravam. Nesse renovar desapareceu uma propriedade interessante para a qual se entrava pelo portal a que se refere esta nótula. Embora simples arquitectura, as suas linhas têm uma crta nobreza no conjunto, conquanto pareça deslocada do arranjo da pedra-de-armas, decerto feita para outra edificação. As pilastras almofadadas e decoradas, um tanto toscamente, rematam com acrotérios entre o quais se desraca a pedra de armas, em granito, no formato francês, que um mau ornato enfeita ao jeito de paquife." 

retirada as fotos e textos das obras:
Gouveia Portuense, Portas e Casas Brasonadas do Porto e seu Termo
As Pedras de Armas do Porto, Armando Mattos
Brasões e Pedras de Armas do Porto, Manuel Cunha

2 comentários:

  1. Este portal e brasão que o coroa não desapareceram. Estão montados no quintal da Casa de Saude junto de dependências de apoio à Clinica.Felizmente foram preservados.
    Antonio Nunes da Ponte

    ResponderEliminar
  2. Grato pela excelente informação. Irei lá passar e registar. Foi uma óptima noticia.

    ResponderEliminar