NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

4 de setembro de 2014

Portal Manuelino - Quinta da Conceição

Quinta da Conceição - Av. Antunes Guimarães, freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos - Portugal

Este Portal ou Pórtico sempre me intrigou. Recentemente e com a visualização de mais um programa de Joel Cleto no qual este foi o tema abordado, e de que irei descrever num pequeno resumo tudo aquilo que foi transmitido, bem como de outros tópicos que merecem pesquisas, passeios e curiosidades pelos locais referenciados.
A pergunta inicial e de que sempre me questionei foi "o que faz neste local este fabuloso portal ou arco ou pórtico manuelino?".
De facto este exemplar nasceu neste local, conhecida como quinta da Conceição, fazendo parte de uma de muitas peças interessantíssimas de um convento criado em 1481, com a designação de Convento de Nossa Senhora da Conceição, ligada à Ordem de S. Francisco.
Ao longo do tempo e com a extinção das ordens religiosas, em 1834, com a força ideológica do liberalismo, fez com que os movimentos e instituições religiosas em Portugal desaparecessem. 
Este local foi mais um exemplo da transformação e da degradação destes espaços de culto religioso privado com que a ruína deste convento se terá tornado e que praticamente desapareceu.
Neste mesmo ano o convento, muitas das peças e bens foram a hasta publica, tendo o portal também sido adquirido.
A sua aquisição foi com a intenção de decorar uma construção idealizada por uma personalidade de ideais liberais moderada, mas com formação médica - Dr. Antero Silveira Pinto. Os seus ideais advém  de seus antepassados, avô e pai, também eles médicos de formação e que no período de grandes conflitos e ideais miguelistas tiveram de se refugiar em França.
Ora, com a vitoria Liberal, Antero Silveira Pinto exerceu funções de grande fulgor e relevo, tendo sido membro do município e Presidente da Câmara de Gaia, e posteriormente exercido funções de governador civil de Aveiro e de Viana do Castelo, e tudo indica que foi quem idealizou a sua nova residência.
Esta sua construção ficaria conhecida como Palacete de S. Paio, pelo facto de no local se designar de Baía de S. Paio e que só em meados do séc. XIX se passou a chamar de Afurada.
A sua construção com dimensão de grande impacto apresenta duas torres e variadas janelas com arcos quebrados do gótico, com princípios do neogótico e com o espirito do romantismo da época levou a implantação desta linda peça manuelina na sua quinta.
É verdade, este lindíssimo pórtico manuelino foi trasladado para a margem esquerda do rio Douro e por lá ficou até que a sua transposição para o atual local, e original (lá perto) se deveu ao arquitecto Távora com o estudo e realização da implantação da Quinta da Conceição como espaço de lazer.
Foi interessante a apresentação histórica sobre esta peça e que mereceu da minha parte relembrar aos leitores desta página.
Obrigado Joel Cleto




Sem comentários:

Enviar um comentário