NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

18 de novembro de 2012

Aldraba em Museu Agrícola - Vairão

Rua da Agrária, Vairão, Vila do Conde - Portugal

O Museu Agrícola de Entre Douro e Minho pertence à Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho e está localizado em Crasto, freguesia de Vairão Concelho de Vila do Conde. Por este facto é vulgarmente conhecido por Museu de Vairão.
Este Museu além de dar a conhecer a realidade rural do Entre Douro e Minho, pretende também homenagear todos aqueles que com a sua criatividade, esforço e dedicação construíram a paisagem rural e desenvolveram as potencialidades da região.
A actual paisagem minhota com os seus socalcos, regadios tradicionais, profunda divisão da propriedade com a vinha ainda na bordadura dos campos, tem a sua génese na luta do agricultor pela conquista da terra arável empreendida a partir do Séc. XVI com o objectivo de ampliar a cultura do milho e conquistar assim o pão para a alimentação da população.
Em 1989, na Quinta de S. Bento, lugar do Crasto, foi inaugurado o museu agrícola de entre Douro e Minho, que incorpora um interessante espólio de etnografia agrícola com uma grande variedade de alfaias agrícolas de toda a região.
Estamos de facto perante um museu de região que contempla a vertente rural. A sua qualidade foi reconhecida pela menção honrosa atribuída pela comissão do prémio do Museu Europeu do ano.



Sem comentários:

Enviar um comentário