NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

19 de maio de 2012

Brasão de armas em fachada - Porto


Largo de Nevogilde, 229, Porto - Portugal

Este brasão é o único existente na cidade do Porto executado em azulejaria. Está aplicada numa casa centenária e insere-se numa antiga quinta agrícola, pois tudo leva crer pelas construções existentes serem de carácter rústico e rural.
Está toda murada e contem portais de entrada para a quinta, próprias da época bem como de alguns acessórios interessantes, como por exemplo um nicho na fachada, de um padrão, e trabalhos de azulejaria decorativas.
Desconhece-se a origem da casa e brasão, bem como das suas definições heráldicas. Pelas figuras lá representadas leva-me a direccionar para famílias com o nome de "alão?", pelas representação de figuras de lobos/cães.
Agradeço a quem souber algo sobre esta casa e brasão que me seja fornecida e ficar-lhe-ei grato por isso.
Posteriormente a estes comentários, e grato a pessoas dedicadas pela descoberta e memórias antigas, foi-me dado um caminho sobre a história da família desta casa, ver o site de familiar (http://genealogias.info/1/upload/lacerdas_lobos_da_vacarica.pdf).
Quanto ao brasão, existe um igual da mesma família, com origem na Casa da Vacariça, na Mealhada, Aveiro, os Botelho Lacerda Lobo. O brasão é cortado e está constituído em I - Lobos e partido em II - Cabrais e Barbosa, tem o timbre de Lobo, sobre o elmo.
A casa remonta o séc. XVIII que através de casamento de seus herdeiros com um negociante abastado, do Porto, Jaime de Andrade Vilares (das bolachas Vilares), passou a casa a pertencer aos Botelhos Lacerda Lobo Vilares.
Está designada de Quinta de Nevogilde ou do Padrão, cujo marco - Padrão, está apenso ao muro lateral com uma designação "NEC ADDO - NEC ABDO" - que traduzido quer dizer: nem dou, nem tiro. (podem ver neste blogue em Diversos 4)

Sem comentários:

Enviar um comentário