NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

22 de dezembro de 2011

Fonte das Sete Bicas, Srª. da Hora




Rua Fonte das Sete Bicas, Srª. da Hora, Matosinhos - Portugal
A Fonte das Sete Bicas é um monumento de arquitectura simples. Da base de uma parede granítica ressaltam as 7 bicas, às quais se acede por uma ampla escadaria em semicírculo. Sobre as fontes uma inscrição epigráfica indica que “AQUI APAREC/EO NOSSA SE/NHORA DA HORA/ LOUVADO SEJA O / SANCTISSIMO SACRA MENTO” e, encimando o conjunto, um motivo decorativo acolhe um nicho onde se observa uma imagem, igualmente de granito, de Nossa Senhora com o menino.
 Uma fonte com propriedades casamenteiras, uma imagem sacra a quem as grávidas pedem “uma boa horinha”, e uma poção mágica (na verdade uma horrível “mistela”) que livrava as crianças do “mal-da-gota” – eis alguns dos ingredientes que concorreram para o sucesso daquela que foi, até meados do século XX, uma das três maiores romarias do Grande Porto: as Festas da Senhora da Hora e da sua emblemática Fonte das Sete Bicas.
Suzana Faro e Joel Cleto (texto)

Sem comentários:

Enviar um comentário