NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

27 de dezembro de 2017

Procura-se verdadeiro representante - PdA do 1º Barão de Vilar

Foto alterada a preto e branco

Esta peça metálica corresponde ao brasão que se encontrava no portão da casa do 1º Barão de Vilar, na Rua Rainha D. Estefânia, no Porto.
Estava dada como desaparecida há muito anos, possivelmente aquando da venda da casa por parte da família à instituição a quem tinha sido arrendada no ano de 1932 e posteriormente vendida definitivamente em 1984.
Terá sido neste período que com as transformações, arranjos exteriores e o consequente alargamento do portão, todo o gradeamento e brasão que se encontrava pendurado terá sido desmontado e a sua deslocalização para estaleiro, sucateiro, sabe-se lá para onde.
(ver neste blogue: "Brasão dos Kopke, Porto (desaparecido), de 4 de abril de 2015"

Fotos retiradas da obra "As Pedras de Armas do Porto", de Armando Mattos

Por incrível que pareça vou contar a história do seu ressurgimento e que merece ser contado e louvada a pessoa que tomou a iniciativa deste post, isto é do actual proprietário, e assim, aconteceu:

No pretérito dia 22-12-2017, pelas 23:32 recebi um e-mail que se transcreve:
"Agradecia que entrasse em contacto comigo
Meu contacto: 92********
ATENTAMENTE
R*** F****"

No dia seguinte e após ter constatado tal e-mail procedi ao contacto, o qual me transmitiu que terão visto na minha página deste blogue um "brasão desaparecido" e que era precisamente o brasão que um amigo tinha e que pretendia estabelecer contacto. Entretanto deu-me o seu telefone e lá efectuei o contacto com o dito senhor.

Neste segunda chamada telefónica foi-me apresentado um senhor com o nome Serafim Ferreira Freitas, com residência em Aveiro, o qual me transmitiu que tinha a peça metálica do portão da casa do 1º Barão de Vilar na sua posse. Pediu-me se conhecia algum familiar desta nobre personagem dado que verificou que a origem da peça era da cidade do Porto, e que pretendia devolver à família cujo gesto é de enobrecer. 
De facto tantos anos decorreu do seu desaparecimento que este acto merece ser relatado.

Mais me informou que no dia 26 de dezembro viria ao Porto por razões de saúde de sua esposa e que estaria disponível para um encontro e me oferecer uma fotografia da peça, como prova da sua existência e que me permitiria deixar expor a fotografia e relatar toda esta história.
Fotografia original - estado em que se encontra

Assim aconteceu, o encontro foi concretizado e a fotografia oferecida para a confirmação e divulgação.
Foi então contada a verdadeira história da sua aquisição. O Sr. Serafim F. Freitas é um colector de peças antigas, com ou sem valor, e que há cerca de 10 anos passou na oficina de seu cunhado onde encontrou ferro velho, a estrutura do brasão e a peça em causa.
Nesse instante tomou a iniciativa de não deixar ser vendida, pois era nessa altura que tudo se estava a preparar para ser levada para uma sucata e passada a dinheiro.
Em troca oferece a seu cunhado uma peça de porcelana designada de "dançarina" e que serviu de moeda de troca e que permitiu durar até agora (espaço de 10 anos) guardada em seu espaços de recolha totalmente ao tempo, conforme se vê na foto completamente enferrujada.

Para concluir tão acto de nobreza pela atitude demonstrada pediu-me para procurar os seus verdadeiros representantes e que caso pretendessem adquiri-la fosse dado o seu contacto.

Caros familiares de Cristiano van Zeller e de Carlota de Sousa e Barros Leitão de Carvalhosa de Mesquita Macedo, seus filhos, Carlos, Artur Francisco e Fernando van Zeller e filha Maria Helena de Sousa Barros van Zeller e a todos os seus herdeiros directos queiram-me contactar através do meu e-mail para vos fornecer e permitir estabelecer contacto com o Sr. Serafim F. Freitas que está à espera de um legitimo herdeiro desta preciosa peça.
Bem-Haja Sr. Serafim Ferreira Freitas pelo seu gesto que tão enobrece a sua pessoa.
Aguardo contacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário