Escadas das Verdades, freguesia da Sé - Porto
Escadaria de acesso à zona do Barredo e à Ribeira, na zona da Sé, com entrada pela fachada sul da casa episcopal, pela rua D. Hugo.
Anteriormente, a designação era de escadaria das Mentiras, e os ditos populares expressavam que a razão do nome se prendiam pelo facto de que as mulheres moradoras e vizinhas, nas suas conversas entre si, umas contavam verdades e outras diziam mentiras.
No seu pequeno percurso encontra-se o "arco das Verdades" a que está associado uma das portas que existiam na muralha primitiva, designada de muralha Sueva ou também de "Cerca Velha".
Também lhe chamavam Porta das Mentiras, e que a partir do século XIV, passou a chamar-se porta de Nª. Srª. das Verdades, tomando a actual designação de escadaria das Verdades..
Desconhece-se a data do desaparecimento da dita porta, mas o arco, que ainda lá existe, servia de aqueduto, já que dela corriam as águas da nascente de Mijavelhas (actual Campo 24 de Agosto) para abastecimento a Mitra e fontes de Pena Ventosa onde o povo se abastecia de água.
Vista superior do arco das Verdades
Vista do arco das Verdade, com vestígios de aqueduto
Fontanário existente
Vista em sentido ascendente
Sem comentários:
Enviar um comentário