NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

11 de agosto de 2014

Brasão dos Brito - rua das Taipas, Porto

(foto Ruy F. Brito e Cunha de: http://www.britoecunha.com/pedras-de-armas.html)

(fotografia retirada da obra "Porto nos Lugares da História", de Germano Silva

vista actual do prédio (nº 76)

Rua das Taipas, freguesia da Vitoria, concelho do Porto - Portugal

Sabia que este brasão pertenceu ao prédio dos Brito e Cunha, e que no séc. XVII era conhecido por palacete de Vilar de Perdizes ?

Para além deste prédio, o actual edifício que serve de Junta de Freguesia, também na rua das Taipas nº 15, terá pertencido à família de António Bernardo Brito e posteriormente a seu filho António Bernardo Brito e Cunha.
Este ultimo, ficou conhecido por se ter tornado num mártir pelas suas fortes convicções liberais e que terá sido executado na forca, a 7 de maio de 1828, em plena Praça Nova (actual Praça da Liberdade) pelas forças militares de D. Miguel, ficando popularmente conhecido pelos seu feitos e ideologias.

Referente a este palacete, também Germano Silva, numa das suas obras refere a sua relação com esta família dizendo que, "na mesma rua e pertencente à mesma família - Brito e Cunha - há uma outra casa, que era a sua casa principal, e onde viveram algumas gerações dos seus chefes de linhagem, que tem uma monumental pedra de armas, hoje apeada e que no género é única na cidade do Porto." - Porto nos lugares da história, Germano Silva

No séc. XX, foi aqui instalado uma Escola de Cegos, posteriormente funcionou a escola de Filipa de Vilhena, de Oliveira Martins e Mouzinho da Silveira e terá ainda servido de faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, encontrando-se actualmente como instalações do Instituto Multimédia.

Para terminar, informo que esta pedra de armas encontra-se no jardim da Quinta do Ribeirinho, em Matosinhos, durante séculos propriedade da família.

4 comentários:

  1. bela informação esta que me vai fazer muito jeito. quanto á pedra...fez-me lembrar outra situação passada na quinta de Coura, hoje dos Brito e Cunha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro amigo,

      Agradeço o seu comentário no sentido de vir a contribuir com a informação prestada. No que refere à quinta de Coura, julgo que a família a que se refere é a Brito e Faro que terá adquirido a quinta, sendo o brasão de apelidos e família diferente. Cumprimentos

      Eliminar
  2. Moro na casa ao lado deste edificio que alias se vê na figura soube na Camêra do Porto que a moradia nº 80 é de interesse nacional é sobejamente fotografada pelos milhares de turistas que por esta rua das Taipas passam no entanto nunca ouvi nem vi falar sobre este magnifico edificio

    ResponderEliminar
  3. MUITO BACANA TER TAIS INFORMAÇÕES , JÁ QUE MEU PAI SEMPRE DISSE QUE ÉRAMOS DE FAMÍLIAS PORTUGUESAS(paternos) E ITALIANAS(Maternos). Essas informações abrem nossa mente para a importância cultural, e tbm no lado das Tradições medievais que chegaram através dos brasões at´pe os dias de Hoje. Parabéns!

    ResponderEliminar