NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

9 de setembro de 2012

Portal com brasão - Macieira de Sarnes


Macieira de Sarnes, Oliveira de Azeméis - Portugal

Certo dia, de regresso de Arouca, dou comigo com este belo brasão. Longe de pensar a quem pertenceria, pois por estas terras o meu desconhecimento é total.
Contudo nas minhas consultas pelo "O Tripeiro - série V, Ano VIII, pág. 69" e na sequência de buscas por antigas casas portuenses constatei que Álvaro Leite Pereira de Melo e Alvim (da família dos Leite Pereira, do Porto), tenente-coronel do regimento de milícias da Feira, fidalgo cavaleiro da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo, senhor de Gaia, das quintas de Campo Belo e Quebrantões em Gaia, de de Atães em Jovim, dos morgados de Cernache em Chaves, de Monte Ariul em Braga, do de Nauzinha em Azurara, de muitos outros morgados e de inúmeros bens, padroeiro in solidum das igrejas paroquiais de Stª. Maria Madalena em Loivos da Ribeira, Nª. Srª. da Vitória em Mesão Frio e por fim de Stª. Eulália de Macieira de Sarnes donde este Senhor também foi morgado.
Uma vida com 72 anos (1797-1869), cujo casamento com D. Maria Cristina Ribeiro de Faria terá resultado uma filha, a qual morreu jovem e solteira.
Devido a esse motivo pode dispor livremente em testamento a sua avultada fortuna, distribuidos por sua irmã, sobrinhas e muitas outras instituições.
Pelo brasão da foto acima poder-se-à constatar, de facto que a sua definição nos leva a esta família deste ilustre fidalgo, isto é:
Escudo: Português ou boleado
Formato: Esquartelado
Leitura: I - Leite e Pereira
            II - Melo
            III - Pereira
            IV - Cernache
Coronel: de Nobreza, Conde

3 comentários:

  1. Olá boa noite gostei,de ler o seu comentário sobre o Brasão da quinta do Conde que é assim se que é conhecida pelos habitantes Macieira de Sarnes gostava e tinha entrasse de saber a historia dessa mesma quinta eu sou natural dessa mesma freguecia e pouco sei o meu email é manuel.silva.pinho @hotmail.com se me puder ajudar agradecia meu muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Macieira de Sarnes pertence ao concelho de Oliveira de Azeméis e não ao de S.João da Madeira.

    ResponderEliminar
  3. Agradeço a correcção sobre o concelho onde se insere Macieira de Sarnes. É sempre útil e positivo que isso aconteça. Só nos enriquece! Obrigado.

    ResponderEliminar