NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

23 de setembro de 2012

Brasão da família do Visconde de Castelões - Porto


Cemitério da Lapa, Cedofeita, Porto - Portugal
Poeta Álvaro Castelões (1859-1953) viveu em S. Tiago de Castelões, terra que acolheu este ilustre português, filho do comendador António Cardoso Pereira Ferraz (2º Visconde de Castelões) e de Dona Margarida Augusta de Meireles, solteira, natural do Porto e morador na rua da Torrinha. Neto paterno de António Rodrigues Pereira Ferraz e de Dona Maria do Carmo Cardoso de Meneses e neto materno de António Coelho de Meireles e de Dona Bernarda Benedita da Silva.
O brasão que se encontra no jazigo aparenta ser dos finais do séc. XIX, de fantasia, constituído em mármore de banal  qualidade. Tem um coronel de "Visconde" e está esquartelado em: I - cortado de Pereira e Mota(?) ou Guedes(?), II - Araújo, III - Pereira e IV - Ferraz.

Recentemente, e por indicações do Sr. Manuel Ferro, o qual agradeço o cuidado que teve em corrigir/acrescentar mais dados sobre esta peça, se adiciona o seu comentário referente ao 1º quadrante:

"...representa a família Rodrigues (de Martim Rodrigues): de ouro, com cinco flores-de-lis de vermelho, postas em sautor, e um chefe de vermelho, carregado com uma cruz florenciada de ouro e vazia do chefe. O que se justifica pelos seus costados paternos (Flórido Rodrigues Pereira Ferraz, 1º Visconde de Castelões, seu tio avô paterno, irmão de António Rodrigues Pereira Ferraz seu avô."

9 comentários:

  1. Boa tarde,
    Gostaria de saber onde posso encontrar este "Jazigo de Familia.." e se, porventura possui algo que me possa fornecer mais informações sobre esta familia e Alvaro de Castelões, em particular.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo

      Este jazigo, conforme terá lido, encontra-se no cemitério da Lapa. A sua entrada é lateral à igreja desse nome. Os dados referentes a este brasão encontra-se na revista O Tripeiro, 5ª série, ano IX, pág. 140.

      Eliminar
    2. Gostaria de informar que o neto de Alvaro de Castelões encontra-se vivo.Atualmente está com 70 anos,casado e morando no Brasil.Eu que escrevo sou sua atual esposa.Para maiores informações meu telefone é (22)999334869

      Eliminar
    3. Olá.eu sei que vive no Brasil o neto do Visconde de castelhoes,sua mãe chamavase maria do céu e emigrou para o Brasil nos anos 50 o neto tem o anel e os documentos. Já liguei o número a não consigo ligação responde por favor eu sou a filha da prima céu. Manuela Setúbal Portugal. Bjs

      Eliminar
  2. Olá boa noite, antes de mais deixe-me felicitá-lo pelo seu blogue que tenho prazer de seguir há uns tempos. Gostaria também de lhe agradecer o link que gentilmente deixou para o meu blogue. Fica uma dica, parece-me, com alguma certeza, que o primeiro quartel do brasão acima fotografado, representa a família Rodrigues (de Martim Rodrigues): de ouro, com cinco flores-de-lis de vermelho, postas em sautor, e um chefe de vermelho, carregado com uma cruz florenciada de ouro e vazia do chefe. O que se justifica pelos seus costados paternos (Flórido Rodrigues Pereira Ferraz, 1º Visconde de Castelões, seu tio avô paterno, irmão de António Rodrigues Pereira Ferraz seu avô).
    Um abraço,
    Manuel Ferros

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde!! Venho através desta blog informar que o neto de Alvaro de Castelões encontra-se vivo.
    Atualmente com a idade de 70 anos, morando no Brasil.
    Esta pessoa que escreve é nada mais que sua atual esposa.
    Caso esteja interessado em maiores informações favor entrar em contato no telefone (22) 999334869.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde acredito em si sei que o neto você no Brasil e sua mãe se chamava Céu que imigrou para o Brasil com o seu filho. Eu sou prima
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde tenho conhecimento que o neto do Sr. Visconde vive no Brasil sua mãe se chamava de Maria do céu não deixo meu email mas desejava muito uma resposta neste fórum. Liguem o número telefone está sempre impedido. Manuela Setúbal Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia.Meu nome é Suely.Sou esposa do neto Álvaro de Castelões.Atualmente estamos morando no Brasil.Maiores informações por Watsapp (22)999334869

    ResponderEliminar