NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

29 de abril de 2012

Brasão desconhecido - Porto

Rua de S. Pedro de Miragaia, 32, Miragaia, Porto - Portugal

Caros amigos, acabo de descobrir mais um brasão na minha cidade querida. Para meu desgosto encontra-se numa das muitas ruas e vielas do interior, da cidade do Porto antigo.
Está colocada numa fachada de um de prédio abandonado que nada vê e nada se sabe.
As suas origens, segundo Armando de Mattos, grande historiador de heráldica, da época de 40, descreve-o como simbolo da época do séc. XVII, seguindo as tradições das cartas de armas do século anterior, e na sua composição heráldica ele classifica-o de brasão esquartelado e com  a leitura de Rocha, Ferreira (?) e Barbuda (?). Nota-se que o escudo se encontra inclinado, nada habitual na representação heráldica.
Refere ainda que seu timbre é de Rocha, e em regra tem sempre o nome do 1º quadrante. Por fim define-o com um bom desenho.
Peço a quem souber mais alguma informação sobre esta peça, que tende a desaparecer, que me seja enviada para o meu blogue ou e-mail.
Grato.

Sem comentários:

Enviar um comentário