NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

25 de abril de 2010

Argolas de suspenção em fachada - Porto

R. Nova de S. Crsipim, 169/179 - Porto

Estas argolas, e em resposta ao comentário anexo, julgo tratar-se de apoios no auxiliar de arranjos das fachadas (manutenção/reparações) dessas casas.
Naquele tempo ainda não havia andaimes para o trabalho de construção civil e eram aplicados estrados horizontais que através de cordas e roldanas erguiam essas plataformas, através da passagem desses cabos pelas respectivas argolas.

5 comentários:

  1. Olá, tenho uma questão, se me puder ajudar. Tenho visto muitas destas argolas nos prédios mais antigos da cidade, e nunca consegui perceber para que serviam. Sabe-me dizer qual era a sua finalidade?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua finalidade foi, inicialmente, um reforço estrutural passivo, as paredes em pedra resistem muito bem à compressão, mas resitem muito mal à tracção, ou seja isto evita que as fachadas antigas ganhem "barriga" uma vez que para trás não caem porque têm as paredes laterais a dar integridade estrutural, podem cair para a frente, isto chama-se Tirantes Ancorados (pesquizar no google) inicialmente eram escondidas estavam atrás dos azulejos mas com o tempo passaram a situar-se no exterior com variados ornamentos e argolas (o autor esta correcto quanto a isto). As habitações com estes tirantes ancorados duram centenas de anos porque dão às paredes de pedra uma estabilidade onde ela é fraca.

      Eliminar
    2. Obrigado pela nova informação, pois é bastante relevante a ideia que transmite pelo seu carácter estrutural e a sua função destas peças.

      Eliminar
  2. Errado!!

    Tirantes ancorados (antigamente) eram feitos posteriormente á edificação!
    e normalmente a estrutura fraquejava no centro da fachada e não no topo!

    Mas resumindo isto não tem relação com os tirantes...mas serviam sim como suportes para cordas serviam para mudança de móveis! nos edifícios tradicionais holandeses utilizavam uma viga no topo do edifício com um gancho na ponta!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que o comentário do Cláudio de Boticas está errado.

    ResponderEliminar