Av. Brasil, freguesia da Foz do Douro, Porto
A "Casa do Relógio" situa-se no antigo lugar de Carreiros, a que nos inícios de 1907, Artur Jorge Guimarães, capitão de artilharia, terá comprado um terreno na Av. dos Carreiros, actual Av. Brasil.
Conjuntamente com sua esposa, Beatriz, construíram a sua casa para uso de férias à beira-mar, cujo projecto terá sido idealizado por Teixeira Lopes.
A sua construção neo-manuelina, caracterizada com motivos nacionalistas, evocando os Descobrimentos, contempla aplicações de cordas, esfera armilar, cruz de Cristo, painéis de azulejos hispano-mouriscas, para além de outras atractivos de grande interesse que a transformou num edifício classificado de interesse publico nacional.
Por muito tempo o nome à casa foi dada, pelo facto de ter um relógio de sol aplicado numa esquina de uma das muitas fachadas existentes nessa residência.
Actualmente encontra-se em alto estado de degradação pelo facto de ter sido ocupada, na época do 25 de Abril, por um sapateiro que a terá vandalizado e destruído toda a riqueza interior. Só recentemente os proprietários terão conseguido a sua re-apropriação mas que dadas as condições a que se encontra torna-se difícil e oneroso todo o seu restauro.
Tenhamos fé para que um dia se torne realidade e haja alguém que com bom gosto não a deixe desaparecer....
(conteúdo tirado de texto de: http://www.viva-porto.pt/conteudos/edicoes/pdfs/dezembro-2007/casamanuelina.pdf)
Uma tristeza!
ResponderEliminar