PERDIDOS NO TEMPO - Objectos, imagens, lugares, etc...
NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.
Obrigado.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.
Obrigado.
30 de abril de 2011
27 de abril de 2011
23 de abril de 2011
Mitra do Bispo - Porto
Rua dos Martires da Liberdade, nº290, Porto - Portugal
A Rua dos Martires da Liberdade é uma das ruas que, embora se encontrasse fora das muralhas Fernandinas, era passagem de ligação ás terras da Maia, Vila do Conde, etc....
Essas propriedades pertenciam, essencialmente, ao bispo portuense, e que adoptava como seu brasão de armas o simbolo papal, a Mitra.
A sua marca, tinha o seu cunho nas padieiras das janelas e portas dos prédios que lhe pertencia para demonstrar a sua pertença e seu poder.
Outras marcas, também ligadas à igreja catolica, e pertencente ao bispado do Porto, temos na Rua das Flores com a marca do simbolo da Roda das Navalhas e de Arcanjo S. Miguel (que poderá ver noutras imagens que irei apresentar ou já ter apresentado).
22 de abril de 2011
Distico em fachada de prédio - Porto
Rua do Pinheiro, 59, Porto - Portugal
Estas placas encontram-se fixadas em prédios que se encontram seguros, por empresas seguradoras, na cidade do Porto. Cada simbolo pretende identificar a companhía seguradora de modo publicitário e demonstrar todo o cuidado demonstrado por parte do proprietário, como seu bem imóvel, perante a cidade. Creio que este distico tem as suas origens nos finais do séc. XIX.
19 de abril de 2011
16 de abril de 2011
11 de abril de 2011
Escadaria - Palácio da Bolsa, Porto
Rua Ferreira Borges, Porto - Portugal
O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, em Portugal, começou a ser construído em Outubro de 1842, em virtude do encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre.
Com uma mistura de estilos arquitectónicos o edifício apresenta em todo o seu esplendor, traços do neoclássico oitocentista, arquitectura toscana, assim como o neopaladiano inglês.Sede da Associação Comercial do Porto, serve agora para os mais diversos eventos culturais, sociais e políticos da cidade. O Salão Árabe detém o maior destaque de todas as salas do palácio devido, como o nome indica, a estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.
Na Sala dos Retratos encontra-se uma famosa mesa do entalhador Zeferino José Pinto que levou três anos a ser construída, revelando-se um "exemplar altamente qualificado em todas as exposições internacionais a que concorreu".
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_da_Bolsa)
Nota: Este exemplar de escadaria não é visivel a toda as pessoas. Tive a sorte de recentemente, numa visita técnica, vislumbrar esta excelência da arte da carpintaria num dos corredores do seu interior.
9 de abril de 2011
6 de abril de 2011
4 de abril de 2011
Subscrever:
Mensagens (Atom)