NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

18 de maio de 2017

Quinta do Casalinho - Arnelas

Rua Dr. António Magalhães, Arnelas - V. N. de Gaia

Portal Barroco onde se insere uma pedra de armas, idêntica à dos Noronha Meneses, da Quinta da Prelada, no Porto, desconhecendo-se a sua ligação. Contudo o que se recolheu sobre esta quinta foi de que nos princípios do séc. XVIII estava associada à família dos Condes da Feira.
Entretanto a Quinta do Casalinho esteve na posse de Eduardo Freire, capitalista e que terá sido agraciado de Barão, pelo rei D. Carlos I, por decreto de 3/agosto/1901.
O Barão do Casalinho estaria casado em 2ª núpcias com Vitorina Ítala Nasy aquando do seu falecimento, a 17/maio/1901, tendo deixado testamento registado e sido aberto a 21/maio/1908.
Esta quinta situa-se no lugar de Arnelas, que pertence à freguesia do Olival e terá sido fundada em 1540, tornando-se num dos lugares mais antigos de Portugal pois assentou sobre uma povoação anteriores à romanização.

Foi porto fluvial proveniente do transporte do vinho do Porto, num período aéreo do séc. XIX, bem como na circulação do sal proveniente de Aveiro, transportados em carros de bois, que vinham descarregar e permutar por produtos agrícolas no seu regresso.
foto retirada do Wikipedia.org

A quinta actualmente encontra-se em completo estado de abandono, com 23,6 ha, e está totalmente arborizada por pinheiros e eucaliptos, sendo atravessada por um pequeno curso de água.
Vislumbra-se no seu interior, pelo Google Maps, ainda as ruínas da antiga casa, composta por um pátio rectangular e de uma capela, estando esta virada a sul.
Existe ainda uma eira, noutra plataforma, virada para os antigos campos de lavoura.
Parte da quinta encontra-se em Reserva Ecológica Nacional impedindo qualquer investimento desta quinta e que infelizmente se desagregará ao longo do tempo.

Informações recolhidas de:
https://pt.wikipédia.org
www.wikiwand.com
"O Património das Encostas do Douro", Câmara de Gaia
http://gisaweb.cm-porto.pt

10 de maio de 2017

Barros - Vilar do Paraíso


Trv. da Formiga - Vilar do Paraíso - V. N. de Gaia

Pedra de Armas dos "Barros" aplicada no portal da Quinta da Formiga.
Escudo Português ou Boleado e simples, com elmo virado a 3/4.