NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

31 de janeiro de 2011

Placa Comemorativa

Rua de Ferreira Borges, nº 286, Porto - Portugal

Estação instalada na Rua Ferreira Borges, a 1 de Junho de 1882, data que consta da placa comemorativa da inauguração dos serviço telefónico. Rogério Santos, alerta no entanto para que a data correcta terá sido 1 de Julho do mesmo ano.
O serviço telefónico foi inicialmente explorado pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Limited, tendo em 1887 passado para a exploração da The Anglo Portuguese Telephone Company. Em 1967 a concessão de comunicações telefónicas nas duas cidades principais cidades do país passaram para a empresa pública TLP - Telefones de Lisboa e Porto.
Placa que assinala o 1º centenário da instalação do 1º serviço telefónico na cidade do Porto
(http://www.portoantigo.org/search/label/Eventos)

27 de janeiro de 2011

Roda das Navalhas - Porto


Rua das Flores, nº 27 - Porto - Portugal
A Rua das Flores é das ruas mais antigas da Invicta que mantém ainda hoje grande parte do seu traço original. Foi mandada construir por D. Manuel I, no início do século XVI, com o intuito de ligar ao Largo de S. Domingos a uma das portas da muralha fernandina que circundava a cidade: a Porta de Carros. O nome da rua provém das populosas hortas, recheadas de flores, que existiam nas propriedades por onde a rua fora aberta; essas propriedades pertenciam, essencialmente, ao bispo portuense de então: D. Pedro da Costa, cuja tamanha devoção por Santa Catarina do Monte Sinai fizera adoptar a Roda de Navalhas como seu brasão de armas e nomear a rua como Rua de Santa Catarina das Flores.

24 de janeiro de 2011

Edificio do Colégio Universal - Porto

Rua da Boavista, Porto - Portugal
Por esta casa passou/viveu o escritor Almeida Garrett e era conhecida por Casa da Boavista. Pertencia à familia, de uns tios, do grande poeta e escritor.
O edificio do séc. XIX, construído na tradição das velhas casas senhoriais do Porto. No alto da entrada ostenta uma pedra de armas com os simbolos dos silvas, Almeidas e Leitões.
Actualmente integra um espaço escolar, o Colégio Universal.
Descrição do brasão:
          - Escudo: sem definição
          - Formato: esquartelado (partido e cortado)
          - Leitura: I e IV - Leitão, II - Almeida e III - Silva

22 de janeiro de 2011

Painel - Exposição na Biblioteca Municipal do Porto

R. D. João IV (ao largo de S. Lázaro), Porto - Portugal

O presente painel encontra-se exposto na Biblioteca Municipal do Porto. É uma peça do Séc. XVII que se encontrava como material de revestimento nas paredes do Mosteiro de S. Bento da Vitória, na cidade do Porto.

1 de janeiro de 2011

Quinta das Lamas - Porto

Rua Dr. Manuel Pereira da Silva (junto à Fac. de Eng. do Porto), Paranhos, Porto - Portugal
Da pouca informação obtida, apenas se pode informar que a construção deste Solar/Quinta está classificada como arquitectura civil, e situa-se no Lugar das Lamas, em Paranhos, tendo como histórico familiar, pertença da "Casa Canavarro" ou casa das "Viscondessas de Lamas" ou casa das "Voscondessas de Roriz".