Casa do Gaiato, Av. Padre Américo e Rua do Calvário Beire, Paredes - Portugal
Esta capela é uma das muitas construções existentes da Casa do Gaiato, em Beire. Construção do século XX, onde pretende dar uma ideia de segurança e de estabilidade. Pretende exibir a representatividade de um celeiro tradicional, transformado num paralelismo em granito e de solidez pela natureza do seu material aplicado.
Pretendeu representar um antigo espigueiro local, conforme foto de 1955 obtida pelo blog "aoencontrodopassado.blog.sapo.pt" do qual agradecemos pela sua origionalidade.
Pretendeu representar um antigo espigueiro local, conforme foto de 1955 obtida pelo blog "aoencontrodopassado.blog.sapo.pt" do qual agradecemos pela sua origionalidade.
A visita efectuada mereceu o meu apreço pela dedicação com que uma instituição desta natureza tem feito ao longo do tempo. A força, a dedicação, a bondade e a força interior que tem levado a bom porto esta Casa, tem todo o meu respeito. O actual local teve origem na doação de uma familia rica da época, donde apenas existia um extenso terreno e que aos poucos, e principalmente por iniciativa do Sr. Padre Batista, se tem transformado num empreendimento robusto de tanta construção existente no local.
Poder-se-á ainda visualizar nesta quinta, outras construções interessante, tais como, uma imitação de capela pseudo gótica, toda em granito, uma varanda recuperada do século XV, e muitas outras construções de apoio aos enfermos e deficientes que esta casa recolhe.
Bem Haja.
Boa noite.falas aqui de beire e baltar. Beire onde nasci.....e baltar onde vivo na actualidade.Fiquei muito curioso com a ponta de lança encontrada em baltar. Gosto bastante de historia. E quanto mais leio apercebe-me da importância que teve a serra de muro.parabéns pelo blog.
ResponderEliminarmeu email: carlosfb37@gmail.com
Como conhece bem a regiao, lembrei-me, apos pesquisas infrutiferas, de lhe perguntar se sabe onde fica a Camba do Ferro, na Serra de Baltar.
ResponderEliminar