R. D. João IV - Porto
Você sabia: A numeração na cidade do Porto tem uma análise de orientação muito simples incluindo a definição da sua distancia, isto é, você pode determinar aonde fica o numero de porta em determinada rua e o comprimento desde o inicio dessa rua até à porta pretendida. A sua determinação faz-se sempre de sul para norte e/ou este para oeste. Por ex. - o nº1 da Av. da Boavista situa-se junto à Rua da Boavista e termina junto ao mar e a distancia da Avenida pode-se verificar pelo seu ultimo numero (mais ou menos), pois cada numero que se avance corresponde a 1 metro.
Bom dia! Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog, com interessantes imagens e informações. Vim aqui ter ao fazer buscas sobre a história dos números de polícia (numeração das portas) na cidade do Porto. Segundo informações que recebi não existem regulamentos sobre o assunto, sendo necessário percorrer as actas da Câmara Municipal do Porto, para os período desejados. Uma tarefa gigantesca. Caso tenha mais informações agradecia o contacto.
ResponderEliminarcaro(a) JHA
EliminarObrigado pelo seu comentário, contudo não sou um especialista nesse tema nem em qualquer outro assunto. Como poderá se aperceber no meu blogue apenas pretendo identificar situações que tendem a desaparecer, para que no futuro haja pessoas que desenvolvam assuntos e que com as minhas indicações permitam desenvolver o seu trabalho.
Sobre os números de porta da cidade do Porto apenas poderei dizer que quando andava a formar-me em engenharia me foi dito por um professor que a cidade do Porto tem uma "norma" ou método de numeração muito próprio e que muitas outras cidades se aproveitaram dessa metodologia.
Pelo que me lembro é assim:
a numeração em qualquer rua tem sempre o seu inicio de sul para norte e de poente para nascente.
É uma curiosidade que nunca mais me esqueci e de facto assim é, pois bastará confirmar com um numero qualquer de porta que irá confirmar essa regra.
Bem haja
Manuel Cunha
Creio que há erros nalgumas informações sobre a numeração do Porto. Será de sul para norte e de nascente para poente, como exemplo a Av. da Boavista (começa na R. da Boavista e termina no Castelo do Queijo) e a 5 de Outubro (começa na Rotunda e acaba no Carvalhido).
ResponderEliminarcaro Joaquim Pinto, tem toda a razão. Já rectifiquei o texto base.
ResponderEliminarDe facto a leitura faz-se de sul para norte e de nascente para poente. Agradeço o seu cuidado, embora no texto de comentário anterior não me seja possível efectuar a rectificação. Grato