NOTA: A quem consulte e aprecie este blogue e possa contribuir com comentários, críticas ou correcções têm a minha consideração.
Aqueles que por seu entendimento, possam ser proprietários de alguns elementos fotográficos, e pretendam a retirada dessa foto, agradeço que me seja comunicada para evitar constrangimentos pessoais.

Obrigado.

15 de agosto de 2019

Brasão do Conde da Trindade - Porto


O Palacete dos Viscondes de Balsemão é um edifício histórico localizado na Praça de Carlos Alberto mandado construir em meados do século XVIII pelo fidalgo José Alvo Brandão Coutinho Perestelo Pereira de Azevedo, senhor da Quinta da Revolta, em Campanhã.

Esta casa entra no património da família Balsemão, aquando do casamento de D. Maria Rosa Alvo com seu primo Luís Máximo Alfredo Pinto de Sousa Coutinho, 2.º Visconde de Balsemão.
Na década de 1840, António Bernardino Peixe alugou o palacete, transferindo a hospedaria que tinha na Rua do Bonjardim para este local, ficando conhecida pela “Hospedaria do Peixe”.
O que celebrizou esta hospedaria foi a estadia, entre 19 e 27 de abril de 1849, do exilado rei Carlos Alberto da Sardenha, rei de Piemonte e da Sardenha, depois da derrota da batalha de Novara, enquanto esperava pela preparação da casa da Quinta da Macieirinha, onde viria a falecer em 28 de julho do mesmo ano.
Em 1854, o palacete foi adquirido pelo 1Visconde da Trindade (10/11/1852), José António de Sousa Bastos, grande proprietário e capitalista, que introduziu profundas alterações no edifício tendo colocado o brasão na fachada e enriquecido os salões, ao gosto da época, vindo a casa a atingir o maior esplendor que se lhe conhece.
Visconde da Trindade (tela), Wikipédia
Ainda em vida foi-lhe concedido o título de Conde (22/dez/1881), e já após sua morte e ter sido enterrado em jazigo da cidade e posteriormente na posse de sua viúva, em 1895, o imóvel passou para sua filha D. Josefina Henriqueta Sousa Bastos.
O edifício a partir de 1907 e ao longo do tempo, teve uma utilização muito diversificada tal como: pensão, café, serviços municipais de electricidade e actualmente pertence à Câmara Municipal, como dependência do Departamento da Cultura.

A pedra de armas admirável e bem trabalhada em mármore, inspirada na escola inglesa, não pela linha de escudo que é francesa, mas pelo arranjo quanto aos suportes e colocação das insígnias, é decorada de motivos zoomórficos, suportes (unicórnio e um dragão) e de três insígnias suspensas simetricamente.
Armas do Visconde da Trindade, Wikipédia

Descrição da Pedra de Armas: 

Brasão:         Sousa
Material:      Mármore
Época:          Contemporânea / Séc. XIX
Estilo/Escola:    Eclético / desconhecida
Família:         Palácio do Balsemão ou dos Condes da Trindade
Construção:     Edifício de 2 pisos, com torreão lateral
Localização:    Praça Carlos Alberto
Freguesia:       Vitória
Descrição:       Encontra-se aplicada no topo do prédio
Classificação:   Heráldica de Família
Escudo:       Francês ou quadrado
Formato:      Pleno ou simples
Leitura:         I– Sousa (do Prado)
Timbre:    de Sousa, (o leão do escudo, coroado de uma grinalda de prata,              florida de verde;
Coronel:      de Conde
Cores:        I e IV – de Portugal-antigo
                 II e III – de prata com um leão de púrpura
Suportes:      com dois animais, um dragão e um unicórnio em cada lado
Diferença:       um besante de… numa brica de….  
Insígnias:       Ordem militar da Torre e Espada, Ordem Militar de Cristo e grã-cruz da Real Ordem Americana de Isabel a Católica, de Espanha


Sem comentários:

Enviar um comentário